"Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que essa construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p. 26,27.
Tendo em vista o conteúdo estudado nas aulas e o livro-base A função do currículo no contexto escolar, analise as sentenças a seguir no que concerne ao currículo e suas definições, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Os conhecimentos historicamente produzidos pelo homem são transmitidos pela escola de forma ordenada a fim de possibilitar ao aluno a compreensão significativa destes conteúdos.
II. ( ) O currículo é imparcial e neutro, sendo uma ponte entre a escola e a sociedade, principalmente quando elaborado pela administração escolar e aplicado pelos professores.
III.( ) A sistematização e a organização curricular se dão sob a reflexão do que, como e para que ensinar determinado conteúdo.
IV.( ) Questões econômicas, políticas, culturais e históricas envolvem a elaboração curricular, por isso, o currículo não pode ser considerado apenas como um conjunto de conteúdos e formas de ensinar.
Agora, marque a sequência correta:
A- V, F, V, F
B - V, F, V, V
C- V, V, V, F
D- F, F, V, V
E- F, V, V, F
Respostas
B.
Conclusão: Os conhecimentos produzidos pelo homem podem ser apropriados pelos membros da sociedade de forma informal ou formal. Formalmente temos a escola que transmite os conhecimentos historicamente produzidos de forma ordenada; esta sistematização e ordenação se dão a partir da problematização de o que, como e para que se ensinar determinado conteúdo, devendo-se sempre considerar que "o currículo traz na sua essência questões econômicas, políticas, culturais e históricas que ultrapassam a ideia de uma simples seleção de conteúdos disciplinares". Devemos assim considerar que o currículo é uma ponte, sob a acepção econômica, entre a sociedade e a escola e por tal deve sempre ser analisado e avaliado pela comunidade escolar .