ALGUÉM ME AJUDE POR FAVOR.
a) A partir desse vídeo, podemos refletir sobre a evolução do Marketing nos ambientes digitais. Assim, a partir de algumas pesquisas, trace um panorama/mapeamento do consumidor dos anos 1990 e o consumidor atual, apontando 3 (três) características de cada época. Considere os anos 1990, 2000 e 2017/2018.

b) Após isto, vamos para a segunda etapa da atividade que consiste em analisar como o Marketing se comportava e como precisa se adaptar aos dias atuais com relação às novas mídias e tecnologias, considerando ainda o perfil do novo consumidor. E ainda, apresente exemplos de tecnologias que podem ser aplicadas ao Marketing no Ponto de Venda (PDV).

Respostas

respondido por: makmorales
0

Olá,

a) Podemos verificar que a evolução do Marketing nos ambientes digitais nos permite comparar o consumidor dos anos 1990, 2000 e dos dias atuais, percebendo as principais diferenças, a começar pela década de 1990, onde vigorou o marketing de relacionamento, também onde as empresas passaram a prestar mais atenção no feedback dos clientes.

TV, telefonemas, campanhas em rádios e o "porta a porta" eram modalidades mais visadas para alcançar os consumidores.

Durante os anos 2000 o marketing de individualizado passou a vigorar, onde as empresas buscavam personalizar sua oferta a cada cliente com o objetivo de garantir a fidelização. Evidentemente o advento da internet começou a engatinhar e com o passar do tempo foi ganhando relevância.

Já nos anos de 2017 e 2018 o marketing digital se tornou um grande aliado das empresas, visto que o comércio eletrônico cresceu de maneira inimaginável no Brasil, movimentando bilhões por ano. Redes sociais como instagram, facebook, o e-mail marketing e os mecanismos de busca (Google) se mostraram ferramentas poderosas para aproximar as empresas dos consumidores.

b) Como exemplos de tecnologias que podem ser aplicadas ao Marketing no Ponto de Venda são óculos 3D, modelos virtuais, tecnologia RFID e inúmeras outras.

O marketing do passado se comportava de maneira a "falar, falar e falar", mas não ouvia as pessoas; a relação era de uma comunicação ineficiente, isto é, de massas, padronizada, sendo que os indivíduos estão a se diferenciar cada vez mais, buscando ofertas personalizadas. E é isso o que vem ocorrendo, o marketing tem se tornado cada vez mas digital, tal como as pessoas.

Abraços!

Perguntas similares