após a incineração de lixo faz-se a determinação de carbono não queimado e matéria fermentável por um método que se fundamenta na equação de reação seguinte na2 c204 braylin
Respostas
Olá. Anexei a questão toda, ok? =D
Vamos analisar a reação balanceada:
5 Na₂C₂O₄ + 2 KMnO₄+ 8 H₂SO₄-----> K₂SO₄+ 5 Na₂SO₄ + 2 MnSO₄ + 10 CO₂ + 8 H₂O.
a) Vamos agora analisar as cargas que sofreram variação:
Elemento carbono (C):
- Na molécula Na₂C₂O₄ sua carga é +3, pois a carga de cada elemento O é -2 (totalizando uma carga negativa -8), a carga de cada elemento Na é +1 (totalizando uma carga positiva +2). A carga de 2 carbonos tem que ser igual a +6 para que a molécula tenha carga total nula. Assim, a carga de cada carbono é +3.
- Na molécula CO₂ sua carga é +4, pois a carga de cada elemento O é -2 (totalizando uma carga negativa -4). A carga de 1 carbono tem que ser igual a +4 para que a molécula tenha carga total nula. Assim, a carga de cada carbono é +4.
Vemos que o carbono alterou sua carga de +3 para +4. No lado dos reagentes, o composto que contém carbono é o Na₂C₂O₄ . Como houve aumento do nox, essa molécula é o agente redutor.
Elemento Manganês (Mn):
- Na molécula KMnO₄ sua carga é +7, pois a carga de cada elemento O é -2 (totalizando uma carga negativa -8), a carga de cada elemento K é +1 (totalizando uma carga positiva +1). A carga de 1 manganês tem que ser igual a +7 para que a molécula tenha carga total nula.
- Na molécula MnSO₄ sua carga é +2, pois a carga de cada elemento O é -2 (totalizando uma carga negativa -8) e a carga do elemento S é +6 (totalizando uma carga positiva +6).A carga de 1 manganês tem que ser igual a +2 para que a molécula tenha carga total nula.
Vemos que o manganês alterou sua carga de +7 para +2. No lado dos reagentes, o composto que contém manganês é o KMnO₄ . Como houve diminuição do nox, essa molécula é o agente oxidante.
b) A reação já está balanceada na reação demonstrada acima.
Bons estudos ;)