Considerando as contribuicoes de karl marx e da teoria marxista para a compreensão da economia política capitalista assinale o que for correto
Respostas
Olá! Espero ajudar!
Faltaram as opções, que seguem abaixo-
01) Marx afirma que a moderna economia política capitalista foi instituída na Europa do século XIX por meio da aceitação generalizada de sua ideologia.
Falsa. De acordo com Marx a infraestrutura influencia as formas de ideologia. Para ele as relações econômicas são a base de todas as demais relações em sociedade.
02) A teoria marxista contribui para o entendimento de que os modernos processos de exploração e alienação das forças de trabalho são o resultado de um sistema social de produção que pode ser transformado.
Correta. Para o pensador, para transformar as relações dentro da sociedade , é preciso modificar a forma de produzir mercadorias.
04) Segundo Marx, as empresas passaram a respeitar e a valorizar seus empregados a partir do momento em que se conscientizaram do papel central que eles ocupam no processo produtivo.
Falsa. Marx fala do conceito de mais-valia que representaria a diferença entre o valor real do trabalho e o valor do salário pago aos trabalhadores.
08) A teoria marxista explica que o sistema capitalista de produção se tornou a forma mais justa e democrática de combater as desigualdades nas sociedades modernas.
Falsa. Para Marx o modo de produção capitalista estabelece uma divisão de classes na sociedade entre os donos dos meio de produção (classe dominante) e os donos da força de trabalho (classe dominada).
16) A obra de Marx contribuiu para o reconhecimento das leis de mercado enquanto fatos sociais independentes da ação humana, e que devem ser obedecidas para se manter a coesão social.
Falsa. Para Marx as lei de mercado são o produto de uma sociedade que se baseia no modo de produção capitalista.