Respostas
Olá!
Segue o restante da questão:
O sete de abril de 1831, mais do que o sete de setembro de 1822, representou a verdadeira independência nacional, o início do governo do país por si mesmo, a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de uma criança de cinco anos. O governo do país por si mesmo [...] revelou-se difícil e conturbado. Rebeliões e revoltas pipocaram por todo o país, algumas lideradas por grupos de elite, outras pela população tanto urbana como rural, outras ainda por escravos.
a) EXPLIQUE o sentido da frase considerando o seu contexto histórico: “a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de uma criança de cinco anos”.
b) APRESENTE dois fatores que contribuíram para as conturbações políticas e sociais que levaram às rebeliões e às revoltas do período.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vamos as respostas:
A) Na época do período regencial D.Pedro I acabou renunciado seu cargo e assim o nosso país estava passando por uma fase de "experimento republicano", pois não existia mais a presença do imperador no país e quem estava tomando conta do governo foram os regentes. O único herdeiro tinha apenas cinco anos na época, e pela lei só poderia assumir quando fizesse dezoito.
B) Um fator seria a questão da crise causada na economia por causa das guerras que Napoleão Bonaparte estava travando pelo territorio europeu e um segundo fator seria o fator que muitas pessoas não estavam satisfeitas de serem comandadas pelos regentes.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
a) D. Pedro II tinha cinco anos de idade quando seu pai abdicou do trono brasileiro.
b) A crise de legitimidade dos governos regenciais e o avanço de reformas descentralizadoras contribuíram para a eclosão de rebeliões no período.