• Matéria: Pedagogia
  • Autor: kjuniorpst1750
  • Perguntado 7 anos atrás

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996), que regulamenta o funcionamento do sistema escolar brasileiro, ao que se refere à avaliação da aprendizagem dos alunos, informa em seu artigo 24 que a educação básica nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com critérios comuns que permitam verificar o rendimento escolar dos alunos. Nesse mesmo viés, os Parâmetros Curriculares Nacionais destacam que a avaliação quando tem intenção de “averiguar a relação entre a construção do conhecimento por parte dos alunos e os objetivos a que o professor se propôs, é indispensável para se saber se todos os alunos estão aprendendo e quais condições estão sendo ou não favoráveis para isso [...]”. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 55-56. Compreendendo a função da avaliação na construção do conhecimento e a necessidade de verificar as aprendizagens, é correto considerar que a avaliação deve: I. ser contínua e cumulativa no desempenho do aluno. II. considerrar os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. III. obrigatoriedade, contar com planos de recuperação, paralelos ao período letivo, para todos os alunos. IV. valorização os resultados obtidos ao longo do período sobre os obtidos em avaliações finais. Assinale a alternativa que explica os critérios corretamente

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
7

Bom dia !

I. ser contínua e cumulativa no desempenho do aluno. Verdadeira, é preciso avaliar o desempenho do aluno mediante o seu comportamento, o modo que interage em sala de aula de modo que ela não seja realizada apenas em um prova, considerando todos os aspectos de aprendizagem do aluno.

II. considerrar os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Verdadeira, os números muitas vezes podem enganar quando se trata de uma avaliação de aprendizagem, é preciso ver o empenho do aluno como um todo.

III. obrigatoriedade, contar com planos de recuperação, paralelos ao período letivo, para todos os alunos. Falsa, cada aluno tem um meio de se desenvolver através do qual é possível realizar uma análise intrínseca sobre um todo.

IV. valorização os resultados obtidos ao longo do período sobre os obtidos em avaliações finais. Falsa, os resultados devem ser avaliados em conjunto.

respondido por: fccsf
3

Resposta:

d)

I, II e III, apenas.

Explicação:

24 - "obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar,

Perguntas similares