Respostas
Os escudos cristalinos, ou maciços antigos, representam um tipo de formação geológica muito resistente e que se forma geralmente em áreas de baixa altitude. São constituídos de rochas cristalinas tanto metamórficas quanto magmáticas e com alta resistência à erosão e ao intemperismo. Os escudos cristalinos são as formações rochosas mais antigas do planeta. Sua formação ocorreu no período pré-cambriano entre as eras arqueozoica e proterozoica.
Em virtude de sua formação primitiva, nessa estrutura geológica, é encontrada quantidade significativa de recursos minerais.
Classificação dos minerais
Nos escudos cristalinos, podemos encontrar essencialmente dois tipos principais de minerais:
Não metálicos, como o granito, diorito, quartzo, ardósia, magnesita, amianto e feldspato. Localizam-se nas áreas de formação mais antigas;
Metálicos, como o ferro, ouro, cobre, manganês, chumbo, bauxita, estanho, cromo, cobalto e níquel. Todos eles são muito explorados e possuem significativo valor e uso comercial. Esses minerais estão nas áreas menos antigas – proterozoica.
Formação dos escudos cristalinos
Os escudos cristalinos são estruturas que remontam ao início da formação de nosso planeta. Foram constituídos ainda quando a Terra tinha sua superfície tomada pelo magma e meteoritos – as chamadas rochas plutônicas.
No decorrer do tempo geológico, a Terra passou do processo de resfriamento e solidificação do magma para a formação de superfícies, que, após sofrerem com o intemperismo, compactaram-se e transformaram-se em outras superfícies rochosas.
Essas superfícies compactadas e submetidas durante milhares de anos à pressão e altas temperaturas transformaram-se em novas estruturas e cristalizaram-se em algumas regiões. Foi assim que surgiram os escudos cristalinos.