Respostas
Domingos José Martins, foi um dos líderes do movimento.
Padre João Ribeiro, foi o norte teórico do movimento. Era professor de desenho e canto e estudava botânica e filosofia.
Capitão José de Barros Lima (“o leão Coroado”), cabelos brancos e enrolados, teve o corpo arrastado em praça pública e se tornou um dos símbolos da nossa República.
José Luiz de Mendonça, foi o autor de um dos principais documentos da Revolução de 1817, foi jurista oficial do governo revolucionário.
Cruz Cabugá, executou a primeira missão diplomática da história do Brasil.
Padre Roma, foi um corajoso religioso "suicida", pai de 5 filhos, que tinha o poder de conquistar a confiança de todos.
Gervásio Pires, foi convidado para assumir as contas do governo republicano, era um dos maiores comerciantes do país.
Antônio Carlos de Andrada e Silva, formado em direito Coimbra, era ouvidor de Olinda quando eclodiu o movimento separatista. Chegou a ser ministro e senador antes de morrer.
Vigário Tenório, foi um dos membros do conselho de estado formado pela Revolução. Foi enforcado e decepado, teve as mãos cortadas e corpo foi arrastado pelas ruas da cidade.
Caetano Pinto de Miranda Montenegro, era governador da província quando 1817 eclodiu. Era criticado por não ser um bom gestor, mas era tolerante e não abusava da violência.
Luís do Rego Barreto, foi enviado para combater a Revolução. Algum tempo depois virou governador-geral de Pernambuco mas ficou marcado pelas barbaridades sanguinárias que cometeu antes.