Por definição, qualquer tumor cervical que tenha atravessado a membrana basal e, por consequência , invadido o estroma, é classificado como um carcinoma invasivo.O estadiamento do câncer invasivo pode trazer informações sobre o seu grau de disseminação, que podem ser importantes tanto pensando em termos terapêuticos como prognóstico. Desta forma, a paciente com câncer confinado ao colo uterino (Estádio I) possui um prognóstico muito mais favorável do que aquelas cujos cânceres ultrapassaram os limites da cervice (Estádios II, III e IV). Pode-se suspeitar de NIC no exame citológico usando a técnica de Papanicolau ou por meio do exame colposcópico, em relação ao contexto, associe a coluna 2 em relação a coluna 1:
Coluna 1
1. NIC I.
2. NIC II.
3. NIC III.
Coluna 2
( ) Diferenciação e estratificação podem estar totalmente ausentes ou estarem presentes somente no quarto superficial do epitélio. O desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal.
( ) Caracterizada por alterações celulares displásicas, principalmente restritas à metade inferior ou os dois terços inferiores do epitélio, com anomalias nucleares mais acentuadas que na NIC I.
( ) Anormalidades do epitélio no 1/3 proximal da membrana.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
a.
1 - 2 - 3.
b.
3 - 1 - 2.
c.
2 - 3 - 1.
d.
3 - 2 - 1.
e.
2 - 1 - 3.
RESPOSTA CORRETA: 3 - 2 - 1.
Respostas
olá!
no caso em questão podemos afirmar que a resposta certa é a letra d, qual seja:
( 3 ) Diferenciação e estratificação podem estar totalmente ausentes ou estarem presentes somente no quarto superficial do epitélio. O desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal.
( 2 ) Caracterizada por alterações celulares displásicas, principalmente restritas à metade inferior ou os dois terços inferiores do epitélio, com anomalias nucleares mais acentuadas que na NIC I.
( 1 ) Anormalidades do epitélio no 1/3 proximal da membrana.
isso porque o texto da questão diz respeito os níveis de neoplasia inter epitelial cervical, estando divididos nos graus I, II e III.
nesse sentido:
NIC I - Baixo Grau (anormalidades do epitélio no 1/3 proximal da membrana).
NIC II - desordenação avança 2/3 proximais da membrana;
NIC III - o desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal.
espero ter ajudado!
Resposta:
3-2-1
Explicação:
(3) Diferenciação e estratificação podem estar totalmente ausentes ou estarem presentes somente no quarto superficial do epitélio. O desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal. NIC lll
(2) Caracterizada por alterações celulares displásicas, principalmente restritas à metade inferior ou os dois terços inferiores do epitélio, com anomalias nucleares mais acentuadas que na NIC I. NIC ll
(1) Anormalidades do epitélio no 1/3 proximal da membrana. NIC l