Respostas
Olá,
O repertório sociocultural sobre a linguagem e comunicação dos jovens na internet é um tema muito importante a ser tratado, pois abrange desde conteúdos informais da linguagem coloquial, como gírias e abreviações, até mesmo os vícios de linguagem e muita riqueza visual, como no caso dos próprios memes, onde ocorrem mensagens metafóricas.
Na internet os jovens claramente fazem uso da linguagem informal, dão preferências a memes, emojis e abreviações, o que enriquece seu modo de comunicação, entretanto, acabam se tornando vícios e podem alimentar ainda mais o distanciamento desses jovens com a norma padrão da língua portuguesa.
Por isso o repertório sociocultural sobre a linguagem e comunicação dos jovens na internet deve ser comentado em sala de aula, de maneira que os professores sempre orientem para o cuidado com a língua padrão. É possível usar memes e emojis na conversa com seus amigos, mas não em documentos para um juiz, nem com o policial e muito menos em uma entrevista de emprego. Ou seja, o repertório sociocultural dos jovens deve contemplar a norma padrão.
Abraços!