A Constituição Federal de 1988, no art. 37, estabelece os princípios da administração pública. O Princípio orçamentário da legalidade apresenta o mesmo fundamento do princípio da legalidade aplicado à administração pública, segundo o qual cabe ao Poder Público fazer ou deixar de fazer somente aquilo que a lei expressamente autorizar. O que o Art. 165, estabelece sobre a necessidade de formalização legal das leis orçamentárias?
I - o plano plurianual; as diretrizes orçamentárias; os orçamentos anuais.
II tanto as receitas como as despesas precisam estar previstas na Lei Orçamentária Anual, ou seja, a aprovação do orçamento deve observar processo legislativo porque trata-se de um dispositivo de grande interesse da sociedade.
III - a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei.
É correto o que se afirma em:
I
II
III
I e II
II e III
Respostas
respondido por:
0
Opah, amigo(a)!
Com base no Art. 165º da nossa Constituição Federal (1988), podemos constatar que as leis de iniciativa da União serão responsáveis por estabelecer:
- Plano Plurianual (PPP) - esse plano tem validade de 4 (quatro) anos;
- As diretrizes orçamentárias - a LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias define as metas e prioridade da Administração Pública para o período subsequente;
- Os orçamentos anuais - a LOA-Lei Orçamentária Anual define os orçamentos da Seguridade Social (saúde, assistência social e previdência social), Fiscal e de investimentos nos entes estatais.
Gabarito:
"I".
Cuide-se bem!
respondido por:
0
Resposta corrigida no AVA: I e II
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
I- "O plano plurianual; as diretrizes orçamentárias; os orçamentos anuais."
II- "Tanto as receitas como as despesas precisam estar previstas na Lei Orçamentária Anual, ou seja, a aprovação do orçamento deve observar processo legislativo porque trata-se de um dispositivo de grande interesse da sociedade."