(CEPBJ) Observe o seguinte período. Segundo Azéma, ao desenharem as imagens em sequência (semissobrepostas) os artistas não teriam procurado reproduzir apenas movimentos simples, como andar ou correr, mas também o modo como os animais moviam suas cabeças ou abanavam suas caudas. Revista Geo, n. 47, p.14. (Fragmento) Selecione a assertiva que explica o emprego do tempo verbal sublinhado no texto, o futuro do pretérito composto do indicativo. Escolha uma: a. A forma verbal expressa um fato que é uma verdade universal, ou seja, que sempre acontece, independentemente da época ou de nosso comportamento. b. A forma verbal veicula a impossibilidade do acontecimento de uma ação, tendo em vista que o evento no passado pode não ter ocorrido. c. A forma verbal indica que determinada informação é uma suposição, normalmente não confirmada ou em consonância com a visão de alguém. d. A forma verbal trata de um fato não concluído no passado, em determinado momento em que outro fato, flexionado no pretérito perfeito do indicativo, inicia-se. e. A forma verbal refere-se a um fato que seria possível no passado, mas não se realizou porque sua condição não se cumpriu no ponto de vista de alguém.
Respostas
respondido por:
2
O tempo verbal futuro do pretérito composto do indicativo anuncia um fato que poderia ter acontecido após um determinado fato que já se passou. Portanto, há uma ideia de possibilidade, imprecisão. O enunciador não tem certeza da ocorrência de determinada ação.
Então, quando o texto afirma que "os artistas não teriam procurado reproduzir apenas movimentos simples", significa que a informação é uma suposição dos estudiosos, que está de acordo com seus pensamentos e não pode ser de fato confirmada.
Alternativa C.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás