• Matéria: Psicologia
  • Autor: manziniclaudia
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma avó foi procurar um serviço de atendimento psicológico para obter orientação sobre “psicologia infantil”. Sua filha, mãe do seu neto de 3 anos cometeu um crime e foi recolhida à cadeia pública. Presa inafiançável, aguardará o julgamento detida. Segundo a avó, ela será a responsável legal pela guarda do neto, uma vez que o pai do menino não reconhece a paternidade e evadiu-se da cidade para uma localidade desconhecida. Mãe e filho estão separados há 3 semanas e a criança não para de chamar e perguntar pela mãe. Depois que a mãe foi detida, a criança, que já não mais usava fraldas, voltou a urinar na cama à noite. De acordo com a teoria psicanalítica, explique: a) em que fase de desenvolvimento o neto de 3 anos está vivendo e quais impactos são esperados em seu comportamento; b) esclareça porque a criança voltou a urinar na cama, à noite; c) dos autores que estudamos, qual traz contribuição teórica que aborda diretamente esta questão; d) o que os cuidadores da criança podem fazer para amenizar os aspectos negativos desta separação.

Respostas

respondido por: Matheusieti
24

Olá!

A fase anal, é aquela que pode ser analisada a partir de 1 a 3 anos. Neste caso, Freud pode observar a relação da ação da criança com esse período de comportamento, pois ela passa a adquirir o controle dos esfincteres, onde o desenvolvimento motor passa a se desenvolver de maneira mais controlada.

Além disso, essa concepção está ligada a noção de higiene pela criança, correspondendo a uma fase autônoma em seu surgimento.

Por fim, é interessante que os cuidadores analisem o caso e auxiliem a criança delimitando o espaço onde ela poderá urinar, ou seja, a alertando que ela deve ir ao vaso sanitário.

Até mais!

Perguntas similares