Gente preciso de uma redação sobre o significado cultural do jogo.O jogo é a brincadeira enquanto uma invenção humana. No mínimo 3 parágrafos,
Urgeeeenteeeeeee
Respostas
O jogo possui características próprias e não deve ser visto apenas como pré-condição para o aprendizado do esporte, visto que está presente em várias atividades humanas, proporcionando ao homem uma melhor compreensão da sua existência e um melhor relacionamento com seus semelhantes. Assim, "O jogo é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar ,imaginariamente, a realidade e o presente"(Coletivo de Autores,1992,p.65).
Na verdade, os jogos devem ser vistos, antes de mais nada, como uma herança cultural, que possui a capacidade de refletir uma sociedade.
Podemos destacar, dentre os estudos mais recentes:
"BRACHT(1992),FREIRE(1992),MARCELINO(1990),TAVARES(1994) destacam que o ensino do jogo deve assegurar uma aprendizagem que resgate a história cultural, o lúdico e o significado humano e social do jogo ,garantindo a criança uma prática contextualizada ,com origem, fantasia, prazer, alegria, sentido e significado para sua formação, enquanto construtor e produtor deste saber "(Meneses,1997,p.574).
A História dos jogos nos permite compreender que ao longo dos séculos, a criança e estes assumiram diferentes significados. A convivência de crianças e professores com um conjunto de jogos e brincadeiras diversos, pode permitir que inúmeras experiências lúdicas se realizem e que as histórias neles contidas sejam lembradas, descobertas, transmitidas e questionadas.
Chegamos ao entendimento que o brincar nos é passado no momento em que nascemos, quando nos tornamos brinquedos de nossas mães -primeira herança cultura- como foi entendido no artigo "O brincar como experiência cultural". Outro ponto de relevância seria que as crianças, quando brincam, devem adquirir uma vivência ampla, incluindo valores humanos, significados e acima de tudo, cultura. E é a partir disso que buscamos fomentar a prática destes jogos como um todo, no dia-dia dessas crianças.
Ao longo do processo de aprendizagem destes jogos, estas concebem as práticas culturais de movimento como instrumentos para o conhecimento e expressão de sensações, sentimentos e emoções individuais nas relações com o outro.