Leia o texto abaixo e responda ao que se pede:
Os donos da comunicação
Millôr Fernandes, 1978
Os presidentes, os ditadores e os reis da Espanha que se cuidem porque os donos da comunicação duram muito mais. Os ditadores abrem e fecham a imprensa, os presidentes xingam a TV e os reis da Espanha cassam o rádio, mas, quando a gente soma tudo, os donos da comunicação ainda tão por cima. Mandam na economia, mandam nos intelectuais, mandam nas moças fofinhas que querem aparecer nos shows dos horários nobres e mandam no society que morre se o nome não aparecer nas colunas.
Todo mundo fala mal dos donos da comunicação, mas só de longe. E ninguém fala mal deles por escrito porque quem fala mal deles por escrito nunca mais vê seu nome e sua cara nos “veículos” deles. Isso é assim aqui, na Bessarábia e na Baixa Betuanalândia. Parece que é a lei. O que também é muito justo porque os donos da comunicação são seres lá em cima. Basta ver o seguinte: nós, pra sabermos umas coisinhas, só sabemos delas pela mídia deles, não é mesmo?
Agora vocês já imaginaram o que sabem os donos da comunicação que só deixam sair 10% do que sabem? Pois é; tem gente que faz greve, faz revolução, faz terrorismo, todas essas besteiras. Corajoso mesmo, eu acho, é falar mal de dono de comunicação. Aí tua revolução fica xinfrim, teu terrorismo sai em corpo 6 e se você morre vai lá pro fundo do jornal em quatro linhas.
Com a frase Parece que é a lei, no segundo parágrafo, o humorista tenta explicar que:
1. o poder dos donos da comunicação parece ter força de lei.
2. as pessoas poderosas se unem em sociedades secretas.
3. parece que a lei não existe no mundo da comunicação.
4. o poder dos grandes empresários emana de uma lei que os protege.
5. as leis não foram criadas para proteger os cidadãos.
Respostas
Com a frase Parece que é a lei, no segundo parágrafo, o humorista tenta explicar que:
1. O poder dos donos da comunicação parece ter força de lei.
Com a frase "Parece que é a lei", no segundo parágrafo, o humorista tenta explicar o que está colocado na Alternativa 1. o poder dos donos da comunicação parece ter força de lei.
No texto, é possível observar que o humorista disserta sobre o poder que têm os donos dos meios de comunicação. Ao querer enfatizar isso, ele fala sobre as pessoas que ousam criticar esses donos de maneira aberta e que nunca mais têm seus nomes nesses meios de comunicação. Ou seja, ele evidencia que os donos da comunicação são poderosos.
Com a expressão "parece que é a lei", o humorista tenta enfatizar que é como se os donos da comunicação fossem tão poderosos que, quem criticá-los, vai ser punido toda a vez, como se fosse algum tipo de crime fazer isso. Assim sendo, os críticos sempre serão punidos.
Veja mais sobre expressões em:
https://brainly.com.br/tarefa/30267325