1) Por que o antropólogo Franz Boas é apontado como o inventor da etnografia? a) Porque foi um dos pesquisadores que menos influenciaram o conceito contemporâneo de cultura na antropologia americana. b) Porque foi o primeiro antropólogo a fazer pesquisas com observação direta nas sociedades, levando em consideração a formação, o trabalho de campo e a escrita. c) Porque concluiu que a diferença fundamental entre os grupos humanos era de ordem racial, e não cultural, ou determinada pelo ambiente físico. d) Porque buscou explicações no contexto geográfico e na reconstrução da origem e da história daquela comunidade. e) Porque constatou o reconhecimento da existência de culturas singulares, e não de uma cultura universal.
Respostas
b) Porque foi o primeiro antropólogo a fazer pesquisas com observação direta nas sociedades, levando em consideração a formação, o trabalho de campo e a escrita.
RESPOSTA CORRETA
A formulação do conceito de etnocentrismo e a necessidade de estudar cada cultura singularmente pelos próprios termos exercem, ainda nos dias de hoje, enorme influência nos estudos antropológicos. O principal foco é o estudo da cultura e do comportamento de determinados grupos sociais. Literalmente, etnografia significa descrição cultural de um povo.
A é falsa, tendo sido um dos mais influentes pensadores do seu século.
B é verdadeira, de modo que substituiu o modelo tradicional, que julgava os hábitos sociais nativos a partir da perspectiva europeia, e passou a mergulhar no modo de vida da tribo e entendê-lo de acordo com a lógica interna de funcionamento da tribo.
C é falsa, o trabalho de Boas agiu justamente na contramão desta ideia etnocêntrica.
D é falsa, buscou explicar pelos próprios elementos da cultural, e não pelo determinismo geográfico.
E é falsa, não se relacionando isto com a ideia da etnografia - em certo sentido, caminha no sentido contrário dos trabalhos de Boas.