Respostas
A fotossíntese ocorre em duas grandes etapas, que envolvem várias reações químicas: a primeira é a fase clara (também chamada de fotoquímica) e a segunda é a fase escura (também conhecida como fase química).
Em linhas gerais, os eventos principais da fotossíntese são a absorção da energia da luz pela clorofila; a redução de uma aceptor de elétrons chamado NADP, que passa a NADPH2; a formação de ATP e a síntese de glicose
A fase escura da fotossíntese não precisa ocorrer no escuro. O que o nome quer indicar é que ela ocorre mesmo na ausência de luz – ela só precisa de ATP e NADH2 para ocorrer.
Fase clara ou fotoquímica: Quebra da água e liberação de oxigênio
Esta fase ocorre na membrana dos tilacoides e dela participam um complexo de pigmentos existente nos grana, aceptores de elétrons, moléculas de água e a luz. Como resultado desta fase temos a produção de oxigênio, ATP (a partir de ADP + Pi) e também a formação de uma substância chamada NADPH2;. Tanto o ATP quanto o NADPH2; serão utilizadas na fase escura.
Na fase clara, a luz penetra nos cloroplastos e atinge o complexo de pigmentos, ao mesmo tempo em que provoca alterações nas moléculas de água. De que maneira essa ação da luz resulta em produtos que podem ser utilizadas na segunda fase da fotossíntese?
Um dos acontecimentos marcantes da fase clara são as chamadas fotofosforilações cíclica e acíclica.
A ENZIMA DE (NADPH2) AGE COMO REDUTOR, POIS ESTÁ ENVOLVIDO NAS REAÇÕES DE ÓXIDO-REDUÇÃO.
A MOLÉCULA DE (ATP) TEM GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS ELA ARMAZENA NAS LIGAÇÕES QUÍMICAS DE FOSFATO (p) TODA A ENERGIA QUE FOI ABSORVIDA.
A (ATP) É FORMADA POR UMA BASE NITROGENADA (ADENINA), UMA RIBOSE, E TRÊS FOSFATOS.
A FORMAÇÃO DA MOLÉCULA DE (ATP) ACONTECE ATRAVÉS DO PROCESSO CHAMADO DE FOTOFOSFORILAÇÃO. COM A JUNÇÃO DO ADP E DO FOSFATO, E A INTERFERÊNCIA DA LUZ, SURGI O ATP.