(Adaptada - ENEM 2010) Leia o texto abaixo para responder a questão que se segue:
O "politicamente correto" tem seus exageros, como chamar baixinho de "verticalmente prejudicado" mas, no fundo, vem de uma louvável preocupação em não ofender os diferentes. É muito mais gentil chamar estrabismo de "idiossincrasia ótica" do que de vesguice.
O linguajar brasileiro está cheio de expressões racistas e preconceituosas que precisam de uma correção, e até as várias denominações para bêbado (pinguço, bebo, pé-de-cana) poderiam ser substituídas por algo como "contumaz etílico", para lhe poupar os sentimentos.
O tratamento verbal dado aos negros é o melhor exemplo da condescendência que passa por tolerância racial no Brasil. Termos como "crioulo", "negão" etc. são até considerados carinhosos, do tipo de carinho que se dá a inferiores, e, felizmente, cada vez menos ouvidos. "Negro" também não é mais correto. Foi substituído por afrodescendente, por influência dos afro-americans, num caso de colonialismo cultural positivo. Está certo. Enquanto o racismo que não quer dizer seu nome continua no Brasil, uma integração real pode começar pela linguagem.
VERISSIMO, L. F. Peixe na cama. Diário de Pernambuco. 10 jun. 2006 (adaptado).
Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – O autor compara a linguagem cotidiana utilizada no Brasil e as exigências do comportamento "politicamente correto"
PORQUE
II – Tem a intenção de sugerir que o país adote, além de uma postura linguística "politicamente correta", uma política de convivência sem preconceito racial.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Respostas
respondido por:
0
As asserções l e ll são proposições verdadeiras, e a ll é uma justificativa da l.
respondido por:
0
A alternativa que fala: "As asserções l e ll são proposições verdadeiras, e a ll é uma justificativa da l." É a correta.
O "politicamente correto" tem seus exageros, como chamar baixinho de "verticalmente prejudicado" mas, no fundo, vem de uma louvável preocupação em não ofender os diferentes.
O autor do texto tem como objetivo demonstrar como o uso de termos pejorativos excluem e causam danos aos outros, já que são termos que indicam que alguém é "inferior", como é o caso de diferenciar o outro pela cor ou pela altura.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás