Contos realistas de Machado De Assis: Conto de escola
1) Conto De Escola nos traz uma reflexão sobre um tema que está atrelado ao caráter humano e qual e o tema? justifique com trechos do texto.
2) O professor "Policarpo" ao saber da ação de seu filho, delatada por um colega de classe, chama os dois envolvidos e aplica um corretivo: Qual foi esse corretivo? Caso você fosse o professor, como agiria?
Respostas
Olá,
1. Na obra "Conto de Escola", encontramos relatos da lembrança dos tempos da infância e das lições morais aprendidas neste período. A atitude do personagem Raimundo, reflete a dimensão em que nos envolvemos com o imediatismo na resolução de dificuldades e na possível falta do questionamento moral de nossas ações, ao oferecer dinheiro para o amigo.
Para o personagem Pilar, envolvido no suposto suborno, também pareceu-lhe meritório receber uma "pratinha" do amigo, em troca das explicações da lição. Vistos e delatados, por outro "amigo", Curvelo, o professor conclui trata-se de "suborno", castigando os meninos. Infelizmente, o delator não foi punido.
“Voltei para casa ...sem pratinha no bolso nem ressentimento na alma. E contudo a pratinha era bonita e foram eles, Raimundo e Curvelo, que me deram o primeiro conhecimento, um da corrupção, outro da delação …”
2. O professor aplicou "doze bolos", isto é, utilizou da palmatória ou férula, um instrumento de madeira, semelhante a uma colher de pau, cheia de pequenos furos, usada para bater na mão dos alunos que cometiam erros. Causavam dor e bolhas na palma da mão.
Hoje, não podemos tolerar a ideia da correção física, porém ainda é necessário atitudes corretivas de comportamento dos alunos. Um professor não deve punir, mas organizar o ensino a partir dos desafios apresentados. Uma boa forma seria o debate alunos e orientador, onde todos poderiam contribuir com vivências e experiências, com vista à reflexão, à discussão e à busca de soluções conjuntas.