O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que o morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus.
Segundo o texto, na comparação entre essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que
a) pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.
b) o índio assiste ao futebol e ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.
c) pessoas com culturas, valores e relações diversas, mesmo tendo acesso às mesmas informações, interpretam-nas de maneira diferente.
d) os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua história, têm uma visão mais aprimorada da realidade.
e) a crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.
Respostas
respondido por:
42
Letra C pessoas com culturas, valores e relações diversas, mesmo tendo acesso às mesmas informações, interpretam-nas de maneira diferente.
MikaLorray:
Obrigada meu anjo
respondido por:
13
Resposta:
c) pessoas com culturas, valores e relações diversas, mesmo tendo acesso às mesmas informações, interpretam-nas de maneira diferente.
Explicação:
Das opções propostas, a única que mantém uma coerência com o texto é a C. Isso ocorre porque, de fato, o avanço do acesso aos meios de comunicação e às tecnologias permite que pessoas de culturas bastante diversas (como um aborígene australiano e um cosmopolita nova-iorquino) possam, em tese, acessar conteúdos próximos, ainda que os significados que esses conteúdos possam ter em um e em outro contextos sejam potencialmente diversos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás