Respostas
Não é uma tarefa fácil apontar os fatores que caracterizam a música clássica, visto que existem diversos tipos distintos de estilos, gêneros e formas que variam de acordo com o período histórico, por exemplo.
Mas, existem algumas características que podem ser tidas como típicas das músicas eruditas, como:
A instrumentação: formada predominantemente por diversos instrumentos musicais. Por norma, as orquestras são conhecidas pela reprodução de músicas clássicas.
A sociedade: tradicionalmente, a música clássica ficou associada como um “bem” das sociedades refinadas e de intelectuais, excluindo tudo o que seja popular e proletário.
Técnicas de execução: ao contrário da música popular, manifestada através de canções, a música clássica é composta por sinfonias, óperas, sonatas, entre outras formas mais complexas de desenvolvimento musical.
A apresentação dos espetáculos: normalmente, a atmosfera construída na apresentação de um concerto de música clássica é formal e solene, ao contrário do que acontece em shows de músicos populares, por exemplo.
Entre alguns dos principais compositores de músicas clássicas que ficaram marcados na história, destacam-se: Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, entre outros.
Espero ter ajudado!