Resumo do livro: de amores e guerras.(romance espirita) no minimo 15 linhas...por favorrrrrrr
obrigada!!!!
Respostas
A história acontece no perído de guerra: Alemanha e França, selecionei esse trecho, que nunca mais saiu da minha mente:: "O campo de batalha - Diário de Denizarth - Senti-me apavorado. Eles ainda estavam por perto. Se me vissem, por certo me matariam. Não costumavam recolher feridos inimigos. Apenas aprisionavam os que podiam seguir adiante para os campos de concentração e trabalhos forçados.
Não nos tinham visto, se eu ficasse por ali, ferido e sem víveres condenava-me à morte lenta e sem esperanças de socorro.
Foi quando ocorreu-me uma idéia audaciosa. Rápido, comecei a tirar a roupa empapada de sangue do soldado inimigo que derrubara. A tarefa foi difícil porque eu estava sem forças, ferido; o corpo do alemão era pesado e começava já a enrijecer-se.
Desnundei-o e gastei certo tempo em vesti-lo com minhas roupas e em vestir-me com as dele. Para meu plano, precisava até das roupas íntimas.
De um dos bolsos caiu um retrato e o rosto inocente de uma adolescente deu-me estranha sensação de susto.
Parecia-me estar vivendo em outro mundo, em pesadelo terrível. Guardei o retrato no bolso dele e quando senti que estava pronto, comecei a gemer alto.
Pelo ruído, percebi que livres da nossa presença, tinham acampado perto, alimentavam-se e cuidavam dos feridos.
Depois de muito gemer, fingindo-me mal, percebi que dois padioleiros, dando pela minha presença vieram até onde estava, e calmos colocaram-me na maca.
Embora receioso, fechei os olhos fingindo estar sem sentidos. O plano dera resultados.
(...) Quando acordei, a princípio, não me recordei bem dos últimos acontecimentos. Num sobressalto, de repente, rememorei tudo. Relancei o olhar pelo quarto e vi que me encontrava em uma antiga casa solarenga, transformada em hospital.
(...) Uma enfermeira, vendo-me abrir os olhos acorreu pressurosa. Era de fisionomia agradável, apesar da impossibilidade de entender-lhe as palavras. Verificando o esforço que fazia para provocar uma resposta, procurei demonstrar completo alheamento.
Tomei naquele momento crítico, a deliberação de simular um trauma psíquico. (...) conservei um mutismo obstinado".
Um soldado francês, que para sobreviver a uma guerra, passa-se por um soldado alemão, o que ele, não conseguiu evitar foi o amor entre ele e uma alemã.
Esse livro é lindo, fala de amor, perdão, preconceito, do desejo de amar o outro independente "das guerras dos homens". Ele é um dos meus livros favoritos.
Filme: Entre Amores e Guerras. ( se puder olha minha pergunta me ajuda pfv )