• Matéria: Geografia
  • Autor: aciellemfontes
  • Perguntado 7 anos atrás

um que foi planos de metas

Respostas

respondido por: jsilvao
3

O lema do governo do presidente JK, “50 anos em 5“, sintetizava seu ideal nacional desenvolvimentista: conduzir o Brasil a um rápido e sólido crescimento econômico, apoiado em três setores essenciais da economia: Indústria,

transporte e energia.

Para cumprir a promessa, foi elaborado o chamado Plano de Metas, um programa de governo que previa a distribuição de investimentos para os setores considerados fundamentais. A divisão foi estabelecida da seguinte forma: o setor de energia recebeu 43% dos investimentos; transportes, 29%; indústrias de base, 21%; educação, 4%; e agricultura e pecuária, 3%.

Tecnologia e recursos financeiros foram obtidos junto a entidades e empresas estrangeiras. Para incentivar as multinacionais a investir no Brasil, o governo isentou-as do pagamento de impostos por dez anos, a contar de sua instalação, e concedeu-lhes o direito de enviarem para os países de origem a maior parte dos lucros.

Assim, instalaram-se grandes marcas automobilísticas, como a Volkswagen, que estimularam o crescimento da indústria de autopeças.

O governo construiu 20 mil quilômetros de rodovias, além de erguer indústrias siderúrgicas, como a Usiminas e a Cosipa, e hidrelétricas, como Três Marias e Furnas. O ideal de 50 anos de desenvolvimento econômico em cinco anos de governo evidentemente não se concretizou.

Contudo, ocorreu no Pais notável crescimento industrial e urbano. O governo JK foi o responsável pela implantação da indústria de bens de consumo duráveis, como automóveis e eletrodomésticos. O PIB aumentou a taxas de 7% ao ano e o crescimento da produção industrial foi da ordem de 80%.

Para concretizar o Plano de Metas, houve necessidade de o governo recorrer a dinheiro estrangeiro: em 1980, os empréstimos norte-americanos totalizaram 587 milhões de dólares. Também foi preciso emitir moeda para sustentar os imensos gastos em obras públicas.

As conseqüências foram os crescimentos da divida externa – somava 4 bilhões de dólares em 1960 – e da inflação, que, combinados, fragilizaram as finanças do Pais.



respondido por: natalirocha09pa0ufp
0

Resposta:

O plano de metas era o ponto principal do governo de Juscelino Kubitschek, incluía investir em setores industriais, energéticos e de transporte. Teve como destaque um projeto de transferir a capital federal do Rio de Janeira para Brasília, interligando diferentes regiões e promover tanto o crescimento e desenvolvimento da economia quanto da densidade demográfica  

Perguntas similares