De acordo com Durkheim (2012, p. 429), “(...) se a divisão do trabalho produz a solidariedade, não é apenas porque ela faz de cada indivíduo um “trocador”, como dizem os economistas; é porque ela cria entre os homens todo um sistema de direitos e deveres que os ligam uns aos outros de maneira duradoura. Do mesmo modo que as similitudes sociais dão origem a um direito e a uma moral que as protegem, a divisão do trabalho dá origem a regras que asseguram o concurso pacífico e regular das funções divididas”.
A partir da reflexão fomentada pelo texto, assinale a alternativa que apresente a afirmação correta. Escolha uma:
a. Durkheim corrobora com os autores de seu tempo ao compreender a divisão do trabalho como elemento produtor da harmonia social.
b. Durkheim analisa a divisão do trabalho como um impedimento ao desenvolvimento intelectual dos trabalhadores.
c. Durkheim destaca em sua obra que além do aumento da produção e do lucro, a divisão do trabalho possui a função de produzir coesão social. CORRETA
d. Durkheim assinala que a divisão do trabalho produz efeitos morais e principalmente efeitos econômicos na vida social.
e. Durkheim afirma que a divisão do trabalho gera diferenciação entre os indivíduos e consequentemente uma desordem social.
Respostas
respondido por:
18
Durkheim destaca em sua obra que além do aumento da produção e do lucro, a divisão do trabalho possui a função de produzir coesão social.
respondido por:
1
Resposta:
a letra c é que esta correta
Explicação: A crescente divisão social do trabalho faz aumentar também o grau de interdependência entre os indivíduos. Para garantir a coesão social,...
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás