• Matéria: História
  • Autor: kimnamypimpy
  • Perguntado 7 anos atrás

Responda:

a) Quando foi criada a primeira Igreja Luterana no Brasil?

b) Por qual motivo os os cemitérios dos luteranos eram construídos ao lado das escolas?

c) Como os luteranos eram vistos pela comunidade católica?

d) Após a reforma protestante como ficou o relacionamento de Lutero com a Igreja Católica?

e) Quem é o líder da igreja católica e o líder da igreja protestante?

Respostas

respondido por: clarinhalimalipcsmka
2
A) Em 1517, na Alemanha, o professor e monge Martinho Lutero fixou à porta da Catedral de Wittenberg 95 teses criticando a atuação do papa e do alto clero. Elas se propagaram rapidamente, mesmo com a intervenção da Igreja.

DESCULPA MAIS AS OUTRAS EU NÃO SEI
respondido por: Sofiamot625
2
a) 3 de maio 1824
b) No dia 09 de março de
1852, no porto de Hamburgo, na Alemanha, 37 famílias de luteranos sobem a bordo do Veleiro Emilie e zarpam rumo ao Brasil. Eram originárias do Grão Ducado de Holstein, norte da Alemanha (que desde 1815, como resultado de acordos pós guerras napoleônicas, era possessão dinamarquesa). Chegam ao porto de Santos dois meses depois (em 10/05). A longa viagem de navio havia ceifado a vida de 30 pessoas (o pai de uma das famílias, Sr. Embke, que era seleiro de profissão, e 29 outras crianças).
De Santos, nove destas famílias seguiram para a Colônia Sete Quedas, em Campinas e 27 famílias seguiram para a Fazenda São Jerônimo, de propriedade do Senador Francisco Antônio de Souza Queiroz (genro do Senador Vergueiro) para cumprir com o contrato de trabalho feito.
Os maridos das 27 famílias (todas luteranas) que se instalaram, como colonos, na Fazenda São Jerônimo eram as seguintes: Ludwig Carl Heinrich Asbahr, Christian Detlev Asbahr, Eduard Kühl, Kay Cristian Kühl, Friedrich Christian Kühl, Christian Tank, Christian Hardt, Paul Wiek, Bendix Wiek, Bendix Lawig, Bendix Grewe, Eduard Stahl, Friedrich Stahl, Jürgen Stahl, Claus Stahl, Claus Brook, Claus Rehder, Claus Boll, Carl Brammer, Carl Jürgensen, Wulf Hanssen, Jaspar Sass, Eduard Müller, Heinrich Mattenhauser, Johan Lorenzen, Fritz (Friedrich) Book e Jürgen Dibbern. (1)
Nos anos 1856/57, quinze famílias alemãs, depois de terem cumprido com seus contratos de trabalho, puderam, com muito sacrifício, adquirir terras na então Vila de Limeira.
Tratava-se dos Kühl, dos Hardt, dos Jürgensen, dos Asbahr, dos Dibbern dos Schnoor e dos Stahl (chegados ao Brasil em 1852) que haviam trabalhado na Fazenda São Jerônimo e dos Häfliger, dos Bürger, dos Stahlberg, dos Lange, dos Ivers, dos Maaz, dos Ulrich e dos Tetzner (chegados ao Brasil, também do Grão Ducado de Holstein, no ano de 1847) que haviam trabalhado na Fazenda Ibycaba. A terra que estas quinze famílias adquiriram era um desmembramento da então Fazenda do Feital, de propriedade de Francisco José Pires, mais conhecido como Chico Pires. Por isso toda aquela área acabou ficando conhecida como Bairro dos Pires. (2)
Desde sua chegada e instalação, estas famílias se uniram em torno do que tinham em comum: sua proveniência do além-mar, sua língua e sua fé. Pelo fato de ainda não conhecerem muito bem a língua portuguesa e nem os costumes da terra, se mantiveram, de início, muito “entre si”. Houve um longo tempo no qual estas famílias se encontravam nas casas para compartilhar suas experiências, sua fé e o estudo da Palavra de Deus. Isto, no início, sempre foi dirigido por leigos.
O primeiro pastor a prestar um atendimento mais regular a estas famílias foi o P. Johann Jacob Zink, que morava em Campinas. Diversas diligências comunitárias foram empreendidas, a duras penas (todos eram muito pobres), para que se pudesse ter um lugar para os cultos, uma escola e um cemitério. A Igreja Luterana, entretanto, mesmo ainda sem templo, já existia e ia “de vento em popa”. O primeiro batismo realizado foi o de Joachim Asbahr, filho de Heinrich Asbahr e Margarethe Dibbern, que nasceu em 25/09/1869 e foi batizado em 31/10/1869 pelo P. Zink, tendo como padrinhos Joachim Heinrich Dibbern e Catharine Ladewig. (3) Quem sabe teria sido esta a data do primeiro culto! A primeira confirmação realizada foi no dia 28/02/1870, sendo confirmados 24 pessoas.
Mas o trabalho era imenso nesta vasta seara de então. Além do atendimento pastoral era preciso alfabetizar as crianças. Naqueles tempos não havia escolas. Diante destas dificuldades as famílias se uniram ainda mais. Construíram um Centro Comunitário. Este serviria como local de cultos, escola, reuniões diversas e moradia do pastor.
c)
Perguntas similares