Lesão ou processo patológico é o conjunto de alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais que surgem nas células e nos tecidos após agressões. As lesões podem ser classificadas em cinco grupos descritos na tabela a seguir, definidos de acordo com o alvo atingido, lembrando que, dada a interdependência entre os componentes estruturais dos tecidos, as lesões não surgem isoladamente nas doenças, sendo comum sua associação (adaptado de PEREIRA, 2011). I. Lesões Celulares. 1. Esse tipo de lesão pode causar aumento, diminuição ou cessação do fluxo sanguíneo para os tecidos, coagulação do sangue no leito vascular, aparecimento na circulação de substâncias que não se misturam ao sangue e causam obstrução vascular, saída de sangue do leito vascular e alterações das trocas de líquidos entre o plasma e o interstício. II. Alterações do Interstício. 2. As agressões podem modificar o metabolismo das células, induzindo o acúmulo de substâncias intracelulares ou podem alterar os mecanismos que regulam a proliferação e a diferenciação celular. Além disso, as lesões podem causar necrose e apoptose. III. Distúrbios da Circulação. 3. Essa lesão se caracteriza por modificações locais da microcirculação e por saída de células do leito vascular, acompanhadas por lesões celulares e do interstício provocadas, principalmente, por ação das células fagocitárias e por alterações vasculares que acompanham o processo. IV. Alterações na Inervação. 4. As lesões englobam modificações da substância fundamental amorfa e de fibras elásticas, colágenas e reticulares, que podem sofrer alterações estruturais e depósitos de substâncias formadas in situ ou vindas da circulação. V. Inflamação. 5. Alterações locais dessas estruturas são ainda pouco conhecidas, porém representa lesões importantes, devido ao papel integrador de funções que o tecido exerce. Fonte: COSTA, 2018. Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas. Escolha uma: a. I - 5; II - 3; III - 4; IV - 1; V - 2. b. I - 1; II - 5; III - 3; IV - 2; V - 4. c. I - 3; II - 1; III - 2; IV - 4; V - 5. d. I - 2; II - 4; III - 1; IV - 5; V - 3. e. I - 4; II - 2; III - 5; IV - 3; V - 1.
Respostas
I - 2; II - 4; III - 1; IV - 5; V - 3. Correto
As lesões podem ser classificadas em cinco grupos definidos de acordo com o alvo atingido, lembrando que, dada a interdependência entre os componentes estruturais dos tecidos, sendo elas associadas corretamente na alternativa: d) I - 2; II - 4; III - 1; IV - 5; V - 3.
I. Lesões Celulares: As agressões podem modificar o metabolismo das células, induzindo o acúmulo de substâncias intracelulares ou podem alterar os mecanismos que regulam a proliferação e a diferenciação celular. Além disso, as lesões podem causar necrose e apoptose.
II. Alterações do Interstício: As lesões englobam modificações da substância fundamental amorfa e de fibras elásticas, colágenas e reticulares, que podem sofrer alterações estruturais e depósitos de substâncias formadas in situ ou vindas da circulação.
III. Distúrbios da Circulação: Esse tipo de lesão pode causar aumento, diminuição ou cessação do fluxo sanguíneo para os tecidos, coagulação do sangue no leito vascular, aparecimento na circulação de substâncias que não se misturam ao sangue e causam obstrução vascular, saída de sangue do leito vascular e alterações das trocas de líquidos entre o plasma e o interstício.
IV. Alterações na Inervação: Alterações locais dessas estruturas são ainda pouco conhecidas, porém representa lesões importantes, devido ao papel integrador de funções que o tecido exerce.
V. Inflamação: Essa lesão se caracteriza por modificações locais da microcirculação e por saída de células do leito vascular, acompanhadas por lesões celulares e do interstício provocadas, principalmente, por ação das células fagocitárias e por alterações vasculares que acompanham o processo.