Respostas
A denúncia pode ser feita em delegacias comuns e naquelas especializadas em crimes raciais e delitos de intolerância. A queixa também pode ser realizada pelo disque-denúncia próprio de cada cidade ou estado.
Quem sofreu racismo pela Internet ou redes sociais, pode fazer a denúncia pelo site do Ministério Público Federal. Recomenda-se informar o link do site em que o comentário foi publicado e salvar uma imagem do conteúdo ofensivo. Os órgãos responsáveis irão rastrear a informação para que os criminosos respondam por seus atos.
Apesar da Justiça, cada vez mais, entender que comentários e ações racistas são, sim, ofensivas, ter o respaldo de um advogado é bastante recomendado quando se pretende entrar com uma ação contra um infrator. O profissional irá orientar em relação às provas que devem ser apresentadas e também à punição que caberá aos criminosos.
O respeito ao próximo deveria ser característico do ser humano. Como isso, infelizmente, não é uma realidade de todos, faça valer a legislação que protege seus direitos. Se você foi vítima de racismo, não cale-se. Denuncie!
fonte e mais informações:https://www.mundoadvogados.com.br/artigos/saiba-como-agir-se-for-vitima-de-racismo