A amostra deve ser representativa para a população, ou seja, deve retratar a variabilidade existente na população. Em processos eleitorais, muito se ouve falar em pesquisas eleitorais, margem de erro, número de indivíduos que foram entrevistados, inclusive a região de onde forma entrevistados. Para você o que é margem de erro e qual o tipo de amostragem utilizada em pesquisas eleitorais? Será a amostragem aleatória ou não aleatória?

Respostas

respondido por: BrunoAMS
3

A margem de erro representam o intervalo em torno do resultado encontrado  que se mostra tão próximo quanto possível de 100% de chances de englobar os valores reais. Sendo assim, se ele for de 2% e um dos valores encontrados for de 90%, existe, probabilisticamente, quase certeza de que o resultado real esteja entre 88% e 92%.

As pesquisas eleitorais possuem uma amostragem aleatória, do ponto de vista da microrregião, uma vez que as pessoas entrevistadas são escolhidas ao acaso, mas não aleatória do ponto de vista da macrorregião, uma vez que números de pessoas são selecionados em função das regiões das pesquisas. Para uma pesquisa de presidente, por exemplo, em cada cidade/estado a pesquisa é aleatória, mas do ponto de vista nacional, ela é não aleatória, uma vez que um número fixo de pessoas é determinado por cada cidade/estado.


Perguntas similares