• Matéria: Direito
  • Autor: miriancristina
  • Perguntado 7 anos atrás

Considerando os princípios constitucionais aparentemente antinômicos, a exemplo dos que consagram garantia para a liberdade do ser humano e também para a defesa de sua dignidade, estudos acadêmicos que tentam orientar a melhor aplicação das normas constitucionais se destacam nesse universo jurídico. O caso de discriminação racial objeto de estudo de Celso Lafer revela vários pensamentos de estudiosos consagrados em relação ao tema. Neste sentido, a frase “Direito e poder são as duas faces da mesma moeda. Poder sem normas é poder arbitrário. Direito sem poder é Direito impotente” pode ser atribuída a qual dos pensadores elencados abaixo:

Respostas

respondido por: maarigibson
12

Esse trecho é encontrado num texto de Celso Lafer, que trata-se da Constituição de 1988 em contraposição às teorias de Norberto Bobbio e Rudolf von Ihering.

Ambos os autores tratam da importância do Direito ser considerado um Poder, no caso, o Poder Judiciário. Isso porque o Estado mantém o monopólio da coerção, sendo o direito a principal ferramenta para tanto, uma vez que as atitudes do Estado são delimitadas pela Lei.

Perguntas similares