• Matéria: Química
  • Autor: wandeydsn
  • Perguntado 7 anos atrás

Observe o esquema a seguir e explique como os elétrons foram transferidos da placa de zinco para a placa de cobre e como os íons se movimentam no sistema. Considere a condução da corrente elétrica nos fios, nas soluções e a função da ponte salina.

Anexos:

Respostas

respondido por: biaams2013
3

Olá,

na pilha retratada, temos o Zn como o anodo. Por ser o metal mais reativo do par, ele sofre oxidação, cedendo os elétrons para o cobre. O zinco sólido, ao sofrer oxidação, forma os íons Zn²+, enriquecendo a solução de ZnSO4 de cátions.

O cobre por sua vez, é o cátodo, e como tal ele reduz ao receber os elétrons cedidos pelo zinco. Os íons Cu²+ disponíveis na solução de CuSO4, ao sofrerem redução, tornam-se cobre sólido e passam a se depositar sobre a placa de cobre metálico. Diminuindo a quantidade de cátions da solução.  


Os elétrons migram no sentido do zinco ao cobre pelo fio condutor. Enquanto a ponte salina tem a função de permitir a passagem dos íons de uma célula para outra, garantindo o balanço de carga nos dois compartimentos. Como dito acima, a solução na célula onde está o Zinco, passa a enriquecer de cátions, ficando com carga positiva. Assim, os ânions da ponte salina migram nessa direção para balancear o excesso de carga positiva.


Enquanto que na célula onde está o cobre, conforme os cátions se depositam sobre a placa, a solução vai ficando com maior caráter negativo, devido aos ânions que passam a existir em maior quantidade nesse compartimento. Então os cátions da ponte salina migram na direção dessa célula, contrabalanceando a carga negativa.

Perguntas similares