• Matéria: Pedagogia
  • Autor: sarahvictoriassdias
  • Perguntado 7 anos atrás

Gabriela tem oito anos de idade e está no 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola organizada por ciclos de aprendizagem (com progressão automática). É uma criança muito afetuosa, sempre pontual e assídua na escola. A família é participativa e interessada pelo processo de escolarização da filha, mas, apesar de todos os aspectos favoráveis a aprendizagem, Gabriela ainda não está alfabetizada. Mesmo demonstrando enorme força de vontade, ainda não consegue ler frases ou pequenos textos. Em suas tentativas de escrita, inverte letras e palavras, escreve de forma desordenada, ora com letras muito pequenas, ora com letras grandes demais. Após ser encaminhada pela escola para uma avaliação psicoeducacional, foi constatado que Gabriela tem “Dislexia Visual”. O que a escola deve fazer para auxiliá-la? Comente entre 10 e 15 linhas.

Respostas

respondido por: ruancastro15
0

Olá , tudo bem ?


 A dislexia é um problema bastante comum e infelizmente não é identificado em todos os casos, pode muitas vezes gerar dificuldades no aprendizado das crianças e estar relacionado diretamente à qualidade do aprendizado das mesmas. a dislexia tem várias classificações como Dislexia Auditiva ou Disfonética , Dislexia Visual ou Diseidética, Dislexia Fonológica, e tem várias possíveis causas,  dentre elas estão :

  1. Origem neurobiológica
  2. Alterações cerebrais
  3. produção excessiva de testosterona na gestação
  4. desnutrição grave
  5. complicações durante a geração

 A escola de Gabriela estuda pode ajudá-la de formas diferentes dependendo do causador do problema. Como por exemplo , se a causa for alterações cerebrais o tratamento é quase que exclusivo feito por medicamentos. Como a Gabriela tem dificuldades na leitura , uma boa dica é fazê-la de forma pausada e 100% acompanhada com um professor .


Bons estudos !

Perguntas similares