Respostas
OQUE É :
Uma das estruturas que diferencia uma célula vegetal de uma animal é a presença da Parede Celulósica, também denominada membrana esquelética celulósica. Esta parece celular tem como principal função a proteção e sustentação das células vegetais e de algumas algas. Isso se deve, principalmente, às suas características.
Características
Dentre elas, podemos destacar a resistência à tensão, decomposição e digestão, uma vez que há apenas alguns tipos de bactérias e fungos que apresentam enzimas capazes de atuar sobre a parede celulósica. Além disso, ela é permeável e, ao contrário da membrana plasmática, não tem seletividade. Portanto, a parede celulósica não faz, prioritariamente, a seleção do que entra na célula, pois seu papel é conferir mesmo a sustentação e proteção de célula. Quem fica responsável pela seleção é a membrana plasmática. Outro ponto da parede celulósica: ela apresenta capacidade de elasticidade.
A título de comparação: a estrutura molecular da parede celulósica pode ser comparada a uma espécie de “concreto armado”. Nesta metáfora, as microfibrilas de celulose podem ser comparadas a varetas de ferro e a argamassa corresponde às glicoproteínas e polissacarídeos da matriz. Desta forma, a parede celulósica consegue oferecer proteção e sustentação à célula vegetal.
E quais são os componentes responsáveis por essas características da parede celulósica? Este importante componente celular tem como principal componente um polissacarídeo, a celulose. A celulose, por sua vez, é um açúcar formada por moléculas de glicose, unidas pelas extremidades. A celulose aparece, ainda, ligada a hemicelulose e pectinas, que também são outros carboidratos.
É importante destacar que, em células vegetais jovens, existe uma parede celulósica fina e flexível. Esta estrutura acaba por receber o nome de parede primária. Conforme a célula vai se desenvolvendo até atingir seu tamanho e forma definitivos, a célula produz uma segunda camada, sendo que esta é mais espessa e rígida, de forma a conferir maior sustentação e rigidez. Esta estrutura recebe o nome de parede secundária.