2)
Autonomia, autoformação, autoaprendizagem, aprendizagem aberta, aprender a aprender, autoregulação, autopoiésis, etc., terminologias diferentes que remetem a concepções e práticas diferenciadas, mas que têm em comum recolocar o aprendiz como sujeito, autor e condutor de seu processo de formação, apropriação, reelaboração e construção do conhecimento. Buscam superar tanto as concepções que colocam em foco os "determinantes externos" (empirismo) como os "determinantes internos" (apriorismo) caminhando em direção a uma visão relacional e interacionista (dialética).
Mas na EAD, em que consiste a autonomia do aprendiz no processo ensino-aprendizagem? O que ela significa e quais as dimensões que ela abarca para ser construída?
(PRETI, Oreste. Autonomia do aprendiz na educação a distância: significados e dimensões. In: Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE, UFMT, 2000.)
(...) a autonomia não é um valor absoluto, fechado em si mesmo, mas um valor que se define numa relação de interação social.
(NEVES, Carmen M. de Castro. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In:VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 2. ed. Campinas: Papirus, 1996.)
Os estudantes que auto-regulam as suas aprendizagens por via da auto-avaliação, confrontando os seus desempenhos com planos hierarquizados de metas e submetas, tendem a manifestar um maior interesse /a desenvolver um maior esforço a obter melhores resultados.
(CERDEIRA, José Pedro. A percepção da eficácia pessoal e os mecanismos de auto-regulação das aprendizagens. In Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano XXIX, n. 2, 1995,
p.137-159.)
Se instruir não é educar, como dizia don Simón Rodríguez, então, se num sistema de educação a distância alternativa realmente o que nos interessa é educar, é necessário acentuar a autoaprendizagem.
(GUTIÉRREZ, Francisco, PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 1999.).
Analise a coletânea de textos que versam sobre a autonomia do aluno no processo de aprendizagem na Educação a Distância.
Escolha a alternativa que sintetiza as ideias presentes nos textos.
Alternativas:
a)
A autonomia é uma prática construída e consolidada em práticas e sistemas alternativos, como a EaD, onde toda estrutura de suporte e procedimentos é posta para que aconteça a instrução e não o ato educativo.
b)
A autonomia é uma tarefa exclusivamente pessoal, o aprendiz deve chamar para si seu processo de aprendizagem, tomar posição e assumir compromisso consigo e com a instituição onde atua.
c)
A autonomia é uma tarefa individualizada, de responsabilidade entre o aprendiz e o tutor que oferece o serviço. A responsabilidade da autonomia está concentrada somente no aprendiz.
d)
Não há necessidade intrínseca de atuação de todos os suportes do sistema de EaD (administrativo, pedagógico, cognitivo, afetivo, etc.) para garantir o desenvolvimento da autonomia do estudante.
e)
A autonomia não pode ser simplesmente desejada, deve ser exercitada, praticada no cotidiano das tarefas profissionais, considerando todas as dificuldades e limitações tanto objetivas como subjetivas
Respostas
respondido por:
28
Alternativa E:
A autonomia não pode ser simplesmente desejada, deve ser exercitada, praticada no cotidiano das tarefas profissionais, considerando todas as dificuldades e limitações tanto objetivas como subjetivas
respondido por:
4
Resposta:
PRÁTICA DOCENTE E TUTORIA EM EAD
1 A- 2E 3A 4A 5C 6E 7C 8A 9D 10C CORRIGIDO AVA 13/08/2021
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás