Respostas
(1) Pedro é competente.
(2) Pedro comprou um carro.
(3) Pedro saiu contente.
Perceba que, em (1), o trecho em destaque trata-se de um predicado que é composto pelo verbo “é”. Esse verbo confere um sentido muito vago em relação ao sujeito, ou seja, não traz uma ideia nova e funciona apenas como elo entre o sujeito e o adjetivo “competente”. Verbos como esse são chamados de verbos de ligação e servem para unir duas palavras de caráter nominal. Assim, um predicado que possua em sua estrutura um verbo de ligação e um predicativo do sujeito é chamado de predicado nominal, pois seu núcleo não está no verbo, mas no nome que se refere diretamente ao sujeito.
Já em (2), é possível notar que o verbo “comprar” possui um sentido mais significativo (ou nocional), ou seja, já traz uma ideia nova sobre o sujeito. Verbos desse tipo podem ser classificados como transitivos e intransitivos. Por serem significativos, esses verbos são o núcleo do predicado verbal.
Finalmente, em (3), notamos que há dois tipos de palavras que trazem uma informação a respeito do sujeito, o verbo “saiu” e o adjetivo “contente”, formando ambas o núcleo do predicado. Nesse caso, trata-se de um predicado verbo-nominal, pois possui como núcleo um verbo e um nome simultaneamente.