O arremesso, a marcha, a corrida, o salto, o chute e a postura compõem os movimentos básicos dos esportes. É necessário, por parte do responsável técnico (técnico, preparador físico) ou profissional da saúde (médico, fisioterapeuta), o conhecimento adequado da biomecânica e influência do movimento de arremesso no desempenho dos atletas. Alguns esportes, como vôlei, basquete e natação, são muito difundidos em nosso meio, e o conhecimento da biomecânica do arremesso auxilia no entendimento das lesões que podem afetar esses atletas e sua prevenção. A literatura, na maioria dos estudos, demonstra a biomecânica do arremesso por meio da análise do movimento em jogadores de beisebol (pitcher). A escolha desse esporte se deve ao fato de o movimento do arremesso no beisebol ser constante e semelhante entre os atletas, apresentar facilidade tanto para filmagem quanto para realização da eletroneuromiografia (ENM) e frequência das lesões. Além de ser um dos esportes mais populares nos Estados Unidos da América, onde a pesquisa científica é amplamente estimulada, patrocinada e difundida no esporte. Portanto, a partir desses estudos e da definição básica das fases do arremesso, pode-se entender e associar esses parâmetros iniciais a outros esportes de arremesso.
Respostas
respondido por:
2
Olá!
Os parâmetros citados podem sim ser associados aos esportes de arremesso, que no geral, envolve os mesmos princípios de outros esportes que não envolvem arremesso.
O chute, a postura, os movimentos básicos, marcha, salto e a corrida são os principais dos parâmetros usados para avaliar o atleta que irá jogar. Ele pode ser avaliado por diversos profissionais.
respondido por:
7
Atletas que apresentam alteração biomecânica do gesto esportivo e variação anatômica tem maior chance de apresentar lesões.
sidmymy:
certa resposta
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás