Respostas
Esforço: buscar novas alternativas, mudar estratégias e melhorar a performance individual;
Superação: reconhecer os próprios limites com o intuito de melhorá-los;
Colaboratividade: interagir com o time ao qual pertence, entender a relevância da função de cada jogador e a buscar o aperfeiçoamento do trabalho em conjunto;
Pertencimento: entender sua própria função dentro deste grupo (time), reforçando sua importância individual e contribuindo para melhoria da autoestima;
Meta: trabalhar para obtenção do melhor resultado, junto com sua equipe, antes que a equipe rival o obtenha primeiro;
Ganhar: manter o controle emocional, respeitar a integridade do adversário e atribuir o mérito à equipe;
Perder: aprender a lidar com a frustração, reconhecer o mérito alheio, assumir que contribuiu para o resultado negativo e detectar falhas para realizar melhorias.
Amizade
Quando se aceita falhas e acertos nas outras pessoas, a amizade flui com mais facilidade. O esporte faz com que as pessoas exponham suas emoções mediantes situações de raciocínio rápido, cobranças, frustrações, limitações, e esse contato tão profundo reforça os vínculos, amadurecendo as relações.
Persistência
A constante mudança de ações com resultados positivos e as melhorias que podem ser sentidas através do treino frequente solidificam no indivíduo a necessidade da persistência para alcance de seus objetivos em todos os setores da vida.
Honra
A pessoa que está frequentemente exposta a situações onde seu esforço, junto à sua equipe, será fundamental para obtenção da vitória ou da derrota, aprende a lidar positivamente com as duas situações. A honra, ou seja, a dignidade de reconhecer um bom trabalho ou a necessidade de melhorá-lo, é um valor de extrema relevância em todos os setores da vida.