Uma das finalidades da contabilidade gerencial é fornecer o custo unitário dos produtos para elaboração de relatórios externos além de prover os gestores com informações para tomada de decisões. Enquanto os sistemas tradicionais avaliam adequadamente os estoques e os custos dos produtos vendidos, o custeio baseado em atividades visa examinar o custo indireto e a rentabilidade dos produtos e dos clientes. Elabore um texto abordando as vantagens, e desvantagens, se houver, da utilização do Activity-based costing (ABC) na empresa, citando alguns exemplos.

Respostas

respondido por: arilsongba
0

Oi!

A contabilidade de custos nasceu com o intuito de se conhecer e poder determinar os custos dos produtos para avaliar o estoque, e possui a necessidade de auxiliar na tomada de decisões quanto ao que, como e quanto produzir.

Para Crepaldi (2010, p.228) custear pode significar acumular, determinar custos.  

Como vantagens:

Pode-se dizer que o sistema ABA tem grande facilidade de implantação, até porque se trata de conhecer o valor dos custos e fazer com que os produtos o absorvam, apresenta uma maior relação custo beneficio, ou seja, custa pouco com relação aos demais e ainda é aceita pela contabilidade fiscal e tributária.

Como desvantagens temos:

A base de critérios de rateio, que quase sempre existe um grande grau de arbitrariedade, o custo por unidade que depende ainda do volume de produção e o pior de tudo isso é que o custo de um produto pode variar e muito em função da alteração de volume de algum outro produto.

Como exemplo de empresa que usa esse tipo de sistema pode-se citar a indústria de móveis.

Bons estudos!

.


Perguntas similares