Respostas
No entanto, nesse mesmo cenário, iniciava-se outro conflito que, embora não declarado, viria a ser travado nas mais diversas esferas sociais, impactando nos destinos de todos os países do mundo. Liderados pelas duas grandes potências vitoriosas da 2ª Guerra, esse novo combate colocava em lados opostos dois regimes político-econômicos antagônicos, o capitalismo e o socialismo, então conduzidos, respectivamente, por Estados Unidos e União Soviética.
Após uma aliança momentânea no combate ao nazifascismo, URSS e EUA passavam a se entender como inimigos. Esta luta, porém, não viria a ser combatida numa guerra convencional. Como as duas potências dominavam a tecnologia nuclear, o risco da “destruição mútua” limitava as ações militares de ambos os lados, construindo um cenário marcado por uma espécie de “Equilíbrio pelo Terror”. É justamente a partir de tais referências que podemos determinar o início da Guerra Fria.
Bipolaridade pois são dois grandes polos de poder. É conhecido como Guerra fria pois não havia conflito direto entre essas duas super potências. Era mais um (Conflito ideológico) pois era uma intervenção seja doando equipamentos, financiando outros países ou outros conflitos presentes pelo mundo.
Justificativa:
A guerra fria é um conflito ideológico marcado por duas grandes potências que seria os Estados unidos e a União soviética. Esse conflito está ligado, anteriormente, a Segunda Guerra Mundial, que dá início a bipolaridade.
Pós segunda guerra mundial temos os lados da guerra, os aliados que seria EUA, URSS, FRA, ING e no outro lado, ALE,ITA,JAP.
- Sim, os estados unidos e a união soviética, durante a segunda guerra mundial, estão lutado do mesmo lado
MAS
Os dois seriam dois modelos presentes totalmente opostos pois:
- Estados unidos era capitalista
- União soviética era socialista.
FIM DA SEGUNDA GUERRA, INICIO DA BIPOLARIDADE → EUA X URSS
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.