Leia o texto a seguir:
De acordo com Fávero (2005), a coerência textual opera com dois mecanismos de aquisição de conhecimento: o próprio texto, que costuma ser evidenciado pelas relações do tipo lógico, como a construção das frases, orações e períodos; e também o conhecimento de mundo, que é culturalmente determinado e construído por meio de experiências.
Fonte: FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 2005.
Como vimos no conteúdo estudado, existem várias formas de realizar a coerência textual, passando pelo uso dos mecanismos linguísticos e extralinguísticos. Considerando esta afirmação, a leitura do trecho, bem como os seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A função referencial é predominante no texto, porque ele está centrado na informação.
b. A linguagem referencial prevalece no texto, porque o canal é marcadamente predominante.
c. Embora haja a função referencial no trecho, o predomínio é o da função conativa.
d. No trecho, a organização e o uso das funções de linguagem independem da intencionalidade e do contexto em que estão insertos.
e. As funções de linguagem são recursos técnicos da língua, sendo que todos eles podem ser aplicados a todos os tipos e gêneros, sem distinção de intencionalidade comunicativa.
Respostas
Bom dia !
Alternativa a
Levando em consideração de que a função referencial é a função da informação que está presente em todos os textos, bem como, o observado o trecho onde informações são extraídas de um autor, podemos afirmar que esta alternativa está correta.
Isso porque, além disso, o trecho também tem a necessidade de transmitir dados da realidade de uma menira direta e objetiva.
Alternativa (A) está correta.
Partimos da função referencial (também conhecida como denotativa), que tem por finalidade produzir sentido informativo, ou seja, a intenção é a de transmitir dados da realidade de maneira direta, fazendo uso de palavras empregadas em sentido estrito, nos quais prevalece o uso da terceira pessoa do discurso. Além disso, emprega-se a ordem direta, como observamos em textos didáticos, jornalísticos e científicos. Nesta função, o texto estará centrado no referente, isto é, na informação (NICOLA, 2014).