Na atual conjuntura as empresas se relacionam e cooperam da melhor maneira e o máximo possível para que possam manter as alianças e mais e mais ganharem espaços geográficos, a fim de expandir seus mercados, sejam participantes primários ou especializados, assim formando a cadeia de suprimentos.

Sendo assim, ocorre uma união de cadeias de suprimentos caminhando para cadeia de rede de suprimento atingindo uma maior área de atuação congregando os melhores atores possíveis em suas expertises.

A cadeia de suprimentos no futuro, segundo Christopher (2007), apresenta sete grandes transformações empresariais, onde o modelo baseia-se em redes virtuais, informações, oferta de valor ao cliente, sempre orientada para as necessidades de mercado.

Faça uma síntese das transformações dessa cadeia definida pelo autor e cite aplicações de exemplos empresariais que demonstrem o perfil de habilidades exigidas para o futuro gestor de uma atividade extremamente estratégica para obtenção de vantagem competitiva e expansão de seus mercados.

Sua análise deve ser fundamentada e referenciada nas bases teóricas consultadas de acordo com as Normas da ABNT.

Respostas

respondido por: makmorales
0

Olá,

Com base na conjuntura as empresas se relacionam e cooperam, a fim de obter benefícios mútuos frente ao mercado. A partir desse fenômeno, a união de cadeias de suprimentos verifica-se como uma prática cada vez mais comum, sendo que podemos citar exemplos nacionais desse acontecimento.

No Brasil, por exemplo, temos o caso dos marktplaces que estão abrigando pequenas e médias lojas e vendem anunciam esses produtos para o consumidor final, fazendo com que esses médio e pequeno empresários sejam integrados em seus processos logísticos. Magazine Luiza, Polishop, Netshoes e outras empresas são bons exemplos.

O gestor de uma atividade extremamente estratégica para obtenção de vantagem competitiva deverá ter a capacidade de compreender os processos logísticos e ter profunda visão sistêmica do mercado, a fim de conseguir integrar dede fabricantes até varejistas para diminuir custos de transporte, armazenamento e de tributos, além de ganhar agilidade, poder de negociação e economia de recursos.

Abraços!

Perguntas similares