Leia atentamente o trecho a seguir para fazer o que se pede. De acordo com Fávero (2005), a coerência textual opera com dois mecanismos de aquisição de conhecimento: o próprio texto, que costuma ser evidenciado pelas relações do tipo lógico, como a construção das frases, orações e períodos; e também o conhecimento de mundo, que é culturalmente determinado e construído por meio de experiências. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 2005. Como vimos no conteúdo estudado, existem várias formas de realizar a coerência textual, passando pelo uso dos mecanismos linguísticos e extralinguísticos. Considerando essa afirmação, a leitura do trecho, bem como os seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As várias formas de obter a coerência extralinguística estão armazenadas na memória episódica de cada leitor/ouvinte.
b. As relações lógicas de um texto se dão por meio unicamente da seleção vocabular.
c. A coerência é um recurso estilístico para que se garanta a aceitabilidade do texto.
d. O autor chama de conhecimento procedimental o fato de conhecermos a estrutura do tipo de texto a ser redigido.
e. Um texto é aceito e avaliado pelos interlocutores como coerente quando sua microestrutura é baseada no princípio da interlocução verbal.
zainnesantana02:
eu gostaria de saber a resposta ?
Respostas
respondido por:
86
eu gostaria de saber a resposta dessa questão
respondido por:
88
Boa noite! Tudo indica que seja a questão (A).
Afinal, para se ter um boa coerência textual, não depende só do texto, mas também do fator extralinguístico, conhecimento de mundo tanto do emissor, quanto do receptor. Deve ter um conhecimento em sua memória das experiências pessoais.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás