Sobre os tipos de dominação legítima, leia o texto abaixo e estabeleça a importância da dominação legal e da carismática para as democracias. Em seguida, use o exemplo das nossas eleições recentes para identificar políticos que podem ser considerados dominadores carismáticos.
Para Weber em determinadas circunstâncias alguém esta investido de uma autoridade que é reconhecida e legitimada individual ou coletivamente. A este poder legitimado Weber chama de legítima relação de mando de dominação. Segundo ele poder e dominação são as duas faces da mesma moeda. Poder e a capacidade que alguém tem de impor a sua vontade sobre outros. Por sua vez, dominação e a probabilidade de que estes outros obedeçam às ordens dadas, isto é, esses outros aceitam e, por isso legitimam as ordens dadas por alguém. Por isso Weber fala em dominação legítima. Às vezes fala em dominação e às vezes fala em autoridade. Então a dominação legítima esta para a autoridade assim como a dominação ilegítima esta para o autoritarismo. Ao contrário do autoritarismo que e imposição pura e simples, autoridade e a capacidade de direção fundamentada no consenso e a aceitação.
Respostas
Olá!
Em primeiro lugar, podemos apresentar dois exemplos de tipos ideais, sendo:
Quando Weber, parte do pressuposto que o desenvolvimento da sociedade se liga diretamente as diferentes instituições e suas formações, ou seja, nós enquanto indivíduos nos tornamos seres que se adaptam à todas as modificações do sistema sem ao menos ir na contramão do que foi estabelecido;
Deste modo, a dominação carismática está ligada a forma como o indivíduo no caso político coage a população, utilizando seu carisma, muito comum com o ex candidato à presidência Ciro gomes.
Por fim, os tipos ideais surgem como formas de coercitividade para a manutenção do equilíbrio social, podendo ser aplicada em instituições escolares. mecanismos estatais, entre outros.
Valeu!