Respostas
A Era Meiji (Regime ou Governo Iluminado) significou a primeira época do Império no Japão e que permaneceu entre os anos de 1868-1912. Foi extremamente importante para o processo de desenvolvimento do Japão, uma vez que o tornou uma das grandes potências mundiais capitalistas. Representou um período de transformações políticas, econômicas e sociais.
A Era Meiji durou cerca de 45 anos e acabou com o período feudal no Japão, chamado de Era Edo (1603-1868), a qual estava baseada no Xogunato.
Império do Japão
Vale lembrar que o Império do Japão começou em 1868 e terminou em 1989. Ele está dividido em três períodos, a saber:
Era Meiji (1868-1912)
Era Taishō (1912 - 1926)
Era Showa (1926 - 1989)
O Xogunato e os Samurais
O Xogunato perdurou cerca de 700 anos no Japão e está dividido em três períodos: Xogunato Kamakura, Xogunato Ashikaga e Xogunato Tokugawa.
O termo Xogum (Bakufu em japonês) faz referência ao regime feudal e também ao título concedido pelo imperador que significava “comandante do exército”.
Mais tarde, o termo adquire o significado de "Líder dos Samurais". Os Xoguns, portanto, eram chefes militares e ainda, os proprietários de terra (senhores feudais).
Nesse período o país esteve mergulhado num regime militar, donde os Samurais eram considerados os grandes guerreiros que faziam parte da elite militar. Com o fim dessa Era, os Samurais, que representavam cerca de 6% da população japonesa, foram excluídos.
O longa metragem “O Último Samurai” (2003) foi inspirado na vida do guerreiro e político japonês Saigo Takamori. Considerado o último Samurai, ele liderou a Rebelião Satsuma, entre os Samurais e o novo regime de governo. Note que houve inúmeros confrontos entre a classe dos samurais e o governo, no entanto, eles foram vencidos e dizimados pelo exército japonês.