Respostas
Fenicios
O legado mais importante que deixaram foi um alfabeto, o cursivo conhecido como púnica, que deu origem aos caracteres gregos e latinos
Propagaram o uso da matemática desenvolvida pelos caldeus e pelos egípcios que ainda trouxeram o conhecimento da astronomia, medicina e geografia. Aperfeiçoaram a matemática com a introdução do zero, posicionamento dos algarismos para a determinação dos valores, entre outros, que eram aplicados principalmente pela atividade comercial.
Hebreus
O legado do povo hebreu consiste, essencialmente, em sua religião - um monoteísmo espiritualista, baseado na fé em Iavé. Este monoteísmo, produto de longa evolução religiosa que culmina com Moisés, exerceu influência através dos séculos e constituiu-se o antecedente direto do cristianismo e do maometismo.
O judaísmo influi radicalmente na civilização ocidental, sobretudo através do cristianismo. É de fontes judaicas que provém a cosmogonia, os Dez Mandamentos e boa parte da teologia cristã.
A produção cultural hebraica está ligada com sua vida religiosa. Salomão escreveu mais de 3000 provérbios, mais de um milhar de cânticos e emitiu opiniões sobre Botânicas e Zoologia. O legado cultural hebreu foi importante para a formação de vários traços da cultura ocidental