• Matéria: Filosofia
  • Autor: julia4fs
  • Perguntado 7 anos atrás

alegoria da caverna de Platão resumo

Respostas

respondido por: lanarsampaio
75

Alegoria da Caverna

A Alegoria da Caverna trata-se de uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância. Isto é, a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico (conhecimento racional, sistemático e organizado), que busca as respostas não no acaso, mas na causalidade.

Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna, existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna, permanecem seres humanos que nasceram e cresceram ali.

Os serem humanos ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.

Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade. Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, mas também todo o mundo e a natureza.

respondido por: BrenoSousaOliveira
1

A alegoria da caverna de Platão fala sobre a existência de dois mundos reais.

Platão e o mito da caverna

Platão era um metafísico e por isso ele tentava explicar a origem do mundo por meio de um princípio natural. Ele dizia que existiam dois mundos: Um sensível e um inteligível!

Para ele havia uma representação desse mundo que continha esses elementos:

  1. Uma caverna.
  2. Pessoas presas olhando para frente.
  3. Sombras passando nessa parede.
  4. Uma pessoa se libertava.

A caverna era o mundo sensível (O nosso), as pessoas somos nós, as sombras é tudo aquilo que conhecemos e a pessoa que se liberta é aquele que conhece o mundo inteligível. Ele usava essa alegoria para mostrar que nosso mundo é um reflexo imperfeito do mundo perfeito.

Para saber mais sobre Platão, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/80258

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares