Respostas
Espero ter ajudado!!!
As isozimas ou isoenzimas são enzimas que diferem na sequência de aminoácidos, mas que catalisam a mesma reação química. Estas enzimas podem mostrar diferentes parâmetros cinéticos , ou propriedades de regulação diferentes.permite o ajuste do metabolismo para satisfazer as necessidades particulares de um determinado tecido ou etapa de desenvolvimento. Em bioquímica, as isozimas são isoformas das enzimas. Em muitos casos, são codificadas por genes homólogos que divergiram com o tempo. Ainda que de forma estrita, as isoenzimas representam enzimas de diferentes alelos de um mesmo gene e as isozimas representam enzimas de diferentes genes cujos produtos catalisam a mesma reação. As duas terminologias podem-se usar indistintamente.
EXEMPLOS:
1) Creatina fosfocinase – um dímero com dois tipos de subunidades, M (muscular) e B (cerebral). No músculo esquelético as duas subunidades são do tipo M. No cérebroas duas unidades são do tipo B. Somente nomiocárdio se encontra a isoenzima contendo as duas subunidade M e B. Nos outros tecidos são encontradas quantidades variáveis de isoenzimas MM e BB. De acordo com a mobilidade para o ânodo, na eletroforese, essas isoenzimas são denominadas CPK1 (BB), CPK2 (MB) e CPK3 (MM).
2) Lactato desidrogenase, uma enzima tetramérica contendo apenas duas subunidades diferentes: H, para o coração e M, para o músculo esquelético. São identificadas cinco formas dessas isoenzimas: LDH1 (HHHH) e LDH2 (HHHM), encontradas no miocárdio e nos eritrócitos; LDH3 (HHMM), no cérebro e rim; LDH4 (HMMM) e por fim LDH5 (MMMM), encontrada no fígado e músculo esquelético.
3) Existem isoenzimas, como a Isoenzima Biliar que contudo, indicam condições patológicas.
Aparece em casos de obstrução biliar,e a isoenzima Regan, que se detecta em 3% a 15% dos pacientes com câncer.
A fosfatase alcalina contida no plasma humano é fisiologicamente a somatória de várias isoenzimas que provêm do osso, do fígado, do intestino e da placenta, durante a gravidez.
A fosfatase alcalina óssea é marcador da atividade
osteoblástica e o surgimento desta isoenzima coincide com a formação óssea. Além do mais, a detecção da fosfatase alcalina óssea pode indicar a presença de tecido ósseo derivado de condições patológicas malignas.
A Isoenzima Óssea é um peptídeo, cuja seqüência é exatamente igual à da isoenzima hepática; a diferença entre elas se dá na glicosilação, um fenômeno pós-tradução. Em condições normais, as duas formas predominantes em circulação de fosfatase alcalina, são a óssea e a hepática, em quantidades equivalentes.