PERGUNTA 2
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, “uma disfunção de qualquer aparelho, sistema ou órgão representa um problema do organismo todo. Da mesma forma, alterações no ambiente afetam o organismo. Com esse olhar se estuda, neste ciclo, o corpo, algumas de suas funções e seu estado de equilíbrio, isto é, a saúde”. De acordo com esse trecho, é incorreto afirmar que:
Disfunções no sistema excretor, sistema formado pelos rins e responsáveis pela eliminação de resíduos no nosso corpo, poderão levar um indivíduo à morte, uma vez que não consegue filtrar o sangue e, portanto, não elimina os produtos considerados tóxicos para o organismo.
Disfunções no sistema circulatório poderão afetar o funcionamento de todos os outros sistemas, como ocorre com uma doença conhecida por anemia falciforme. O indivíduo possui a forma de suas hemácias (ou glóbulos vermelhos) alterada e, portanto, não transporta oxigênio com tanta eficácia. Sendo assim, a pessoa portadora dessa doença genética poderá ter complicações cardiovasculares e respiratórias.
Alterações no sistema circulatório afetarão praticamente todos os outros tecidos, uma vez que esse sistema é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para as células, para que estas desempenhem todas as suas funções específicas.
Problemas no sistema respiratório nem sempre afetarão os outros sistemas. Uma vez que um indivíduo apresente alguma doença relacionada ao sistema respiratório mas não possua nenhum problema do sistema digestório, a produção de energia pelo organismo não será prejudicada porque o fornecimento de nutrientes não é alterado.
O bom funcionamento do organismo depende do equilíbrio entre os sistemas funcionando integralmente. Esse equilíbrio pode ser chamado de homeostase.
Respostas
respondido por:
2
resposta D
Problemas no sistema respiratório nem sempre afetarão os outros...
vanessaaraujomello:
Obrigado
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás