A dieta hospitalar é importante por garantir ao paciente o aporte de nutrientes e assim preservar seu estado nutricional, pelo seu papel co-terapêutico em doenças crônicas e agudas, elas são elaboradas com o objetivo de atender às necessidades nutricionais, levando em conta o estado nutricional e fisiológico do paciente. Assinale a alternativa correta em relação à gastronomia hospitalar: Alternativas: a) A adesão do paciente a dieta hospitalar não traz nenhum beneficio ao hospital, apenas para o próprio paciente. b) A desnutrição do paciente internado está apenas relacionada com sua condição patológica e não com a adesão a dieta. c) A dieta de rotina (geral) é indicada para pacientes com maiores dificuldades de digestão, mastigação ou deglutição, pacientes neurológicos. d) Dieta modificada é a dieta de rotina que sofre acréscimo ou diminuição de algum componente (teor de sal, quantidade de fibras e líquido, por exemplo), mas que mantêm as características das dietas de rotina com relação à proporção de macronutrientes. e) A dieta especial é indicada para pessoa que não necessita de nenhuma alteração específica dietoterápica. Não apresentam alterações de consistência e de nutrientes.
Respostas
Olá!
As dietas hospitalares podem ser divididas em dois tipos:
a) Dietas de Rotina: onde são realizadas mudanças físicas, conhecidas pelas mudanças de consistência. Elas podem ser normais ou gerais; brandas; pastosas; semilíquidas e líquidas.
b) Dietas especiais ou terapêuticas: são caracterizadas pela mudança nas estruturas químicas com finalidade terapêutica, podendo ou não haver mudança de consistência.
Dentre as assertivas apresentas, a que mais se assemelha como correta é a alternativa D.
Bons estudos!
A resposta correta está na alternativa d) dieta modificada é a dieta de rotina que sofre acréscimo ou diminuição de algum componente (teor de sal, quantidade de fibras e líquido, por exemplo), mas que mantêm as características das dietas de rotina com relação à proporção de macronutrientes.