0 sujeito é constituido de imposições o sujeito é constituído a partir de imposições que lhe são exteriores sendo compreendido como um produto das relações de saber e de poder por outro sujeito é constituído a partir de relações intersubjetivas em que há espaço para manifestação da Liberdade que possibilita a criação de si mesmo como sujeito livre autônomo na sociedade discursos das ciências humanas funcionam não apenas como prática discursiva mas sobretudo como práticas coercitivas perceber as relação entre poder
Respostas
Oi, amigo(a)!
Você esqueceu de colocar o restante da questão, que se segue.
(...) Assinale a alternativa que discute corretamente o trecho acima:
Alternativas:
a) os processos pelos quais os indivíduos passam ao longo de sua vida se dá de duas maneiras, de dentro para fora e vice versa, e com isso torna possível a ciência facilitar esse processo, criando regras e disciplina para que todo indivíduo se torne um sujeito consciente e com poder de atuar sobre a sociedade.
b) o que Foucault buscou estudar foi a apropriação pelas ciências humanas dos dispositivos de poder que auxiliam as ciências no domínio da subjetividade e possibilita criar um conhecimento específico que controle os sujeitos, de maneira a usar, por exemplo, a História como disciplina que ensina somente sobre heróis e grandes guerras, e não a conscientização por lutar em prol de um mundo melhor.
c) há dois processos que atuam concomitantemente na constituição do sujeito, um deles, dado a partir do conhecimento sobre si e outro que torna esse sujeito objeto de conhecimento, por isso as ciências humanas tornaram-se um dos lugares que Foucault examina a produção da verdade e as práticas sociais e institucionais desencadeadas a partir de determinadas circunstâncias, para entender como os dispositivos auxiliam nos mecanismos de poder a partir da racionalidade científica.
d) a liberdade, objeto de interesse de Foucault, estaria justamente no ato de escolha da ciência em instituir determinados dispositivos de poder que ajudariam a regrar a vida dos sujeitos utilizando os conhecimentos científicos, como das ciências humanas, de maneira a articular esses dispositivos com as práticas discursivas que corroborem o exercício da liberdade e os processos de subjetivação.
e) a constituição do sujeito cedeu lugar ao estudo das ciências humanas para o interesse de investigação de Foucault acerca dos dispositivos que produzem práticas discursivas que controlam, dizem e exploram, por exemplo, a sexualidade, trazendo no estudo dessas ciências um lugar privilegiado de estudar aspectos históricos, políticos, sociais, econômicos e culturais.
Nas sociedades modernas, o Estado impõe regras de convivência entre os indivíduos. Na prática, essas regras são representadas pelas leis, que possuem caráter geral, ou seja, valem para todas as pessoas presentes na sociedade. Neste sentido, podemos observar que o sujeito é guiado objetivamente pelo Direito (ciências humanas).
Por outro lado, para Foucault, o sujeito também é guiado pela subjetividade, que representa o modo de ser de cada um e a forma como cada indivíduo expressa suas liberdades.
Gabarito:
"c) há dois processos que atuam concomitantemente na constituição do sujeito, um deles, dado a partir do conhecimento sobre si e outro que torna esse sujeito objeto de conhecimento, por isso as ciências humanas tornaram-se um dos lugares que Foucault examina a produção da verdade e as práticas sociais e institucionais desencadeadas a partir de determinadas circunstâncias, para entender como os dispositivos auxiliam nos mecanismos de poder a partir da racionalidade científica".
Até breve!
Resposta:
Aap 3
1B
2E
3C
4D
Explicação: