Respostas
se você quer sobre a segurança dos animais marinhos ou como sobreviver nos oceanos e tudo mais...
SEGURANÇA NO MAR
Para se iniciar deve se preparar antes, xecar se sua saúde está em dia. Breves avaliações para não se desesperar é exencial, sempre mantendo a calma em algum momento de problemas abordo.
Para manter a segurança de todos os passageiros crianças, jovens, adultos e idosos, ou até animais, deve estar ciente das seguintes instruções.
Sempre manter a atenção caso crianças ou animais estiverem desacompanhados e em local de perigo, como nas bordas do navio, se alguma criança estiver na beirada deve imediatamente retira-la o mais rápido possível afastando-a de perto da borda e avisando algum família para manter atenção,isso vale para todos os passageiros.
Alguém está passando mal e não tem Ninguém especialistas por perto, você deve tentar fazer o passageiro manter a calma e respirar devagar para que nada saia do controle,principalmente se a pessoa estiver com falta de ar, caso esteja com tonturas e enjoou peça para que a pessoa fique sentia com as duas mãos no joelho e com a cabeça para frente, peça que respire devagar puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca e faz esse procedimento até que alguém chegue.
Homen ao mar. Se caso alguém cair na água, pegue imediatamente uma bóia e certifique que a corda esteja bem presa a ela para que não vê na à soltar e não desespera as pessoa na água, logo puxe-a para um local seguro onde possa traze-lo novamente abordo do navio, se não tiver bóia jogue um colete salva vidas para a pessoa não se afogar e tente arremessar uma corda ou algo que possa trazer a pessoas novamente para o navio.
Caso alguma falha no navio apenas tente manter os passageiros calmos esperando perto dos botes e coletes salva-vidas,sempre certifique que haja colete para todos.
Atentos a todos os tipos de problemas que podem haver em auto mar procure sempre manter a calma independente do que seja
Pense na segurança e planeje sua viagem antes que ela comece. Conhecer os perigos e planejar bem reduz os riscos e aumenta a diversão. Nunca deixe de avisar aonde você está indo, Além disso, pergunte aos moradores da região que lugares são seguros e que regiões são perigosas.
Leve o equipamento necessário
Todo o equipamento do barco deve estar em boas condições e em um lugar de fácil acesso como os coletes salva-vidas, bóias e cordas. Familiarize-se com o sistema de navegação e os outros equipamentos a bordo. Poder usar o equipamento corretamente vai aumentar significantemente sua segurança.
Lembre-se de levar um celular, preferencialmente em uma capa de plástico à prova d’água. Ele vai permitir que você informe qualquer mudança de planos ou peça ajuda, caso necessário.
Mantenha sinalizadores de problema a bordo, como armas sinalizadoras, bandeiras laranja ou lanternas.
não ingerir qualquer tipo de bebida que possa causar problemas.
não enxa demais o navio ou barco para que haja colete e botes para todos os passageiros.
SEGURANÇA NA ÁGUA PARA CRIANÇAS
Nunca deixe uma criança pequena perto da água sem supervisão.
Não confie a vida de um criança a outra criança. Ensine-a a pedir permissão para se aproximar da água.
Ensine as crianças que elas podem se afogar caso subestimem sua capacidade de nadar ou a profundidade da água.
Pense na segurança e planeje sua viagem antes que ela comece. Conhecer os perigos e planejar bem reduz os riscos e aumenta a diversão. Nunca deixe de avisar aonde você está indo, quando espera voltar e como é seu barco. Caso alugue um barco, passe essas informações à locadora. Além disso, pergunte aos moradores da região que lugares são seguros e que regiões são perigosas.
Leve o quipamento necessário
Todo o equipamento do barco deve estar em boas condições e em um lugar de fácil acesso. Familiarize-se com o sistema de navegação e os outros equipamentos a bordo. Poder usar o equipamento corretamente vai aumentar significantemente sua segurança.
Lembre-se de levar um celular, preferencialmente em uma capa de plástico à prova d’água. Ele vai permitir que você informe qualquer mudança de planos ou peça ajuda, caso necessário.
Mantenha sinalizadores de problema a bordo, como armas sinalizadoras, bandeiras laranja ou lanternas.
E não se esqueça de levar combustível suficiente.
Confira a previsão do tempo
Confira as condições do tempo e do mar antes de deixar o porto. O clima, especialmente no mar, pode mudar dramaticamente em minutos. Respeite as águas e o clima e use barcos apenas quando as condições forem apropriadas. Não fique tempo demais no mar.
Siga as regras do mar
Estas regras se aplicam tanto para barcos na água quanto para carros em estradas. É importante conhecê-las para evitar uma colisão e garantir a proteção de todos. Lembre-se de que a sua segurança, o meio ambiente e o bem-estar dos outros são responsabilidades de todos.
Caso você tenha nascido em 1º de janeiro de 1980 ou depois, você vai precisar de pelo menos um Certificado de Competência Internacional da Yachtmaster, ou båtførerprøven, para pilotar um barco de mais de oito metros de comprimento ou com mais de 25hp de potência em águas norueguesas. Apesar de o certificado não ser obrigatório para pessoas nascidas antes dessa data, recomendamos muito que elas também o levem ao navegar pelo país. Certificados similares ou mais avançados de um país da União Europeia ou do Espaço Comum Europeu também são aceitos.
Sempre use colete salva-vidas
É obrigatório levar coletes salva-vidas em todos os passeios e é recomendado usá-los o tempo todo. Insista para que todos usem um dispositivo de flutuação pessoal ou colete salva-vidas enquanto estiverem a bordo.
Não beba e navegue
Lembre-se de estar descansado e sóbrio. A taxa de álcool limite para uma pessoa responsável por um barco na Noruega é de 0,08%. Lembre-se de que o álcool afeta suas decisões e reduz sua chance de sobreviver em caso de acidente.
Não encha demais o barco
Acredite se quiser: a gravidade também se aplica no mar. Lembre-se de distribuir bem o peso e não encha o barco demais, já que isso obviamente terá um efeito negativo na sua viagem e pode comprometer a segurança a bordo.
Homem ao mar
Caso alguém caia na água, é importante trazer a pessoa de volta para o barco assim que possível. Mesmo no verão, a hipotermia pode dominar a pessoa em minutos. Caso seja necessário, jogue um dispositivo de flutuação para a vítima, mas não pule na água. Caso o dispositivo tenha uma corda presa a ele ou uma luz acoplada, melhor ainda. Se você não conseguir alcançar a pessoa na água, tente puxá-la até a praia. Nunca deixe ninguém no mar enquanto você procura ajuda.
Quando a pessoa estiver de volta a bordo, tire as roupas molhadas dela e vista-a com algo seco o mais rápido possível. A prioridade é evitar que o corpo perca ainda mais calor, já que ele continuará a se resfriar por 15 a 20 minutos, mesmo depois de sair da água.
Tome cuidado em uma situação de resgate
Caso você ajude alguém a subir em seu barco, tome cuidado para não virar o barco, especialmente caso você esteja em um pequeno barco a remo, em uma canoa ou um caiaque.
Caso seu barco vire, mas continue a flutuar, não tente nadar para um lugar seguro. Fique perto dele e espere o resgate. Se for possível, suba no barco, mas tome cuidado para que ele não fique instável.
O frio e a água não são os únicos elementos que podem trazer perigos no mar. Acidentes e quedas podem ocorrer tanto nas praias quanto nas águas de um lago ou num rio.
A maior parte da Noruega é íngreme, com uma rica bacia hidrográfica, uma combinação perfeita para a prática do rafting - mas nunca pratique rafting sozinho. Garanta sempre a companhia de um guia, que tenha o conhecimento necessário para reagir diante de qualquer ameaça à segurança.